26 novembro, 2014

Entrevista com Marcelo Luís Butturini - Autor de: OS ENSINAMENTOS DE CRISTO

Marcelo Luís Butturini

Nasceu em Petrópolis, RJ, em 1970, possui Licenciatura em História e Pós graduação em Ensino Religioso.









Os Ensinamentos de Cristo


O objetivo deste livro é tratar da Moral e da Ética perfeitas que surgem naturalmente dos ensinamentos de Jesus contidos nos Evangelhos, da existência do Absoluto, das consequências dessa existência para nós e como isso afeta o conceito de dignidade, responsabilidade, liberdade no que diz respeito as relações interpessoais, através da análise e do aprofundamento dos ensinamentos que Jesus nos lega.
Os ensinamentos de Jesus, que brotam de suas palavras e de suas ações, constituem um farol – que ilumina e que conduz – para os homens de todas as épocas, de todos os credos, de todas as etnias, de todas as culturas.
Seguir os ensinamentos de Cristo é ancorar-se em um porto seguro de absoluta dignidade para com o próximo e para consigo. A profundidade dos ensinamentos de Jesus é canal direto para nossa ligação com o Absoluto. 
Este livro tenta adentrar, ainda que um pouco, na profundidade e na beleza desse ensino. E é minha esperança que sua leitura ajude a traduzir um tanto dessa beleza e profundidade. Portanto, Boa leitura!
Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Bem, o livro trata da Moral e da Ética que surgem dos ensinamentos de Jesus, baseado nos Evangelhos. Da existência do Absoluto, das consequências desta existência para nós, do legado de dignidade, responsabilidade e liberdade que nos é oferecido. A proposta do livro é oferecer temas para discussão, para crítica e para análise, e seu objetivo é levar o leitor à reflexão. É uma proposta mais voltada para a Filosofia da Religião, portanto, para os aprofundamentos das ideias.
A ideia de escrevê-lo, na verdade, surgiu de uma proposta de minha esposa, com a qual eu sempre discutia tais temas. Ela me apresentou a possível relevância e interesse que o tema - e a maneira como debater esse tema - poderia levantar.
Quanto ao público, acho que ele se destina a todos que se interessam pelos temas Religião, Filosofia, Moral e Ética. Minha opção, ao escrever esse livro, é de uma preocupação menor com o dogma e maior com as ideias. Assim como acredito que os ensinamentos de Jesus são atemporais - falam para todas as pessoas, de todas as épocas, de todas as etnias, de todas as classes, de todas as culturas - acredito na amplitude do público ao qual meu livro se direciona..

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Bem, já tenho um filho e já plantei uma árvore... Mas quanto ao livro, a ideia é que seja o primeiro de muitos!
Já obtive a resposta de alguns leitores e ela foi muito positiva, destacando a relevância do tema e da abordagem. Isso me incentiva - e muito - a escrever futuras obras. Então, virá mais por aí, com certeza....

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Não é fácil, com certeza, e não apenas pela pouca valorização da leitura, mas também pelo pouco espaço oferecido para novos autores, novas ideias, novas propostas...
Por isso, o trabalho da Scortecci é tão importante, ao oferecer a possibilidade de um trabalho profissional para escritores que possuem qualidades, mas que não possuem - ainda - apelo midiático.
É na diversidade e amplitude das ideias que os grandes e mais importantes temas devem ser abordados e conduzidos, para que as questões realmente relevantes surjam.
Mais livros e mais autores só podem contribuir com isso. Livro a livro, vamos ajudando a disseminar ideias, cultura e conhecimento.

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Foi buscando parcerias para a confecção e lançamento do meu livro.
Ao buscar por essa parceria, topei com a Scortecci Editora através da internet, procurei por referências e obtive ótimas informações.
Ao propor o lançamento da minha obra, recebi ótimo tratamento, apoio e sempre fui muito bem - e prontamente - atendido ao longo da confecção do livro. Do contato inicial à finalização da obra, tudo transcorreu com transparência e exatidão. Foi uma escolha que - para mim - mostrou-se muito acertada. É uma parceria que pretendo estender em futuras obras.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Se meu livro merece ser lido? Bem, acredito fortemente que sim, senão por que escrevê-lo?
Na verdade, creio com muita força que este meu livro - Os Ensinamentos de Cristo - pode ajudar a desmistificar muito temas ligados a importante ideia da Religião - que eu encaro, no fundo, como nossa ligação com o Absoluto - e que permite ao leitor uma reflexão qualitativa e aprofundada dos temas abordados: humildade e soberba, bem e mal, sabedoria, perdão, amor, caridade, liberdade, essência e aparência, o Absoluto...
Como mensagem para meus leitores, fica uma certeza que os estudos, a leitura e a reflexão necessários na confecção deste livro  me levaram a consolidar: que Religião é uma dimensão que se insere nas questões humanas para nos unificar, nos irmanar, nos dignificar, nunca para desunir, separar, inferiorizar...
Então, para você, futuro leitor, boa leitura, espero que aprecie bastante e que seja uma leitura relevante!
Muito obrigado!

Obrigado pela sua participação.

Um comentário: