sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Entrevista com Flávio Souzedo - Autor de: TIME COM ALMA

Começou sua vida profissional como professor de Educação Física, com especialização em jogos educacionais pela Universidade da Califórnia (EUA) e com pós-graduação em jogos e recreação pela USP, trabalhou com crianças portadoras de deficiências físicas e pessoas com problemas de mobilidade. Formou-se também em Psicologia na UNESP (Bauru, SP) com a finalidade de melhorar seus conhecimentos sobre comportamentos humanos. Na verdade, naquela época seu grande interesse era na área psicomotora; entretanto, a vida tem razões que a própria razão desconhece. Recebeu um convite para trabalhar na área de Recursos Humanos em uma grande estatal, cujo salário oferecido superava em muito o que recebia em seu trabalho naquele momento. Aceitou o desafio e entrou em um ambiente que nada tinha a ver com sua realidade anterior. Era um público racional, pragmático, hierárquico e no início foi muito difícil entender aquele novo universo e ser entendido também. Como todas as experiências da vida, porém, esta também foi benéfica, pois com ela agregou novos conhecimentos. Dedicado, fez pós-graduação em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e exerceu o cargo de Gerente de Recursos Humanos da CESP durante 12 anos. Também atuou como professor assistente da USP e professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Esta fase durou 44 anos, até criar S&A Desenvolvimento Humano. Atualmente é consultor em Desenvolvimento Humano e Organizacional, realizando diversos trabalhos em empresas de ponta em todo o Brasil. É idealizador do método de treinamento espontâneo ao ar livre e palestrante. Time com Alma é seu primeiro livro publicado.

Livro que apresenta as Dinâmicas  e jogos concebidos pelo autor durante sua carreira como consultor empresarial em diferentes organizações no Brasil e no exterior.
Jogos / dinâmicas e vivências, destinadas a empresas / escolas e grupos, com foco no desenvolvimento de equipes e pessoas. Trabalham conceitos de relacionamento / criatividade e inovação / tomada de decisão / liderança / planejamento e Estratégia e outros processos empresariais.
Apresenta para outros profissionais da área uma série de jogos, indoor e outdoor, que trabalham a gestão do emocional, em que se aprende a vencer, perder, prosseguir, retroceder e reconhecer a competência ou a falta dela e, especialmente, a aceitar que não existe certo ou errado, e sim formas que são melhores que outras, dependendo do momento e das variáveis. Com o aprendizado obtido a partir dos jogos, os profissionais poderão compor mais que um setor ou equipe, e sim um time que atua em sua organização com coração e alma.

Olá Flávio. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro trás dinâmicas e vivencias criadas por mim durante 30 anos atuando como consultor de empresas no Brasil e América latina. A ideia de escrevê-lo surge do interesse em compartilhar essas experiências. Destina-se a consultores/educadores e outros profissionais que ocasionalmente necessitem enriquecer seu conhecimento.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Tenho escrito contos e poesias e participado de alguns concursos com relativo sucesso. Tenho material para dar continuidade ao Time com Alma 2 e estou escrevendo dois livros infantis e uma peça para teatro.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Como profissão se a pessoa não tiver acesso à mídia infelizmente será muito difícil obter resultados positivos.
Acredito que além do talento, a divulgação e a exposição são fundamentais. Porem quem gosta de escrever, escreverá sempre.

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Cheguei a Scortecci, via internet e entrei em contato, como fiz com outras editoras, mas o atendimento e a atenção foram fundamentais para escolha.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Merece porque é diferente de tudo que existe no mercado, porque educa e tem foco no comportamento humano dentro das organizações e fora delas.

Obrigado pela sua participação.

Um comentário: