domingo, 14 de dezembro de 2014

Entrevista com Lionizia Goyá - Autora de: BIANCA E O ARCO DA ALIANÇA

Lionizia Goyá


Artista Plástica e Escritora, natural de Caçu, Goiás. Cursou Licenciatura e Bacharelado em Artes Plásticas na Universidade Federal de Uberlândia-MG. Especialização em Psicopedagogia. Paralelamente aos trabalhos de pinturas em telas, também tem exposto seus trabalhos em fotografias. E na literatura suas publicações mais recentes são: “Belos Rebeles Cerrados Mineirenses” e “Abuso” poemas – Divine Edition - Paris/França  e o livro “Bianca e o arco da aliança” conto poético infantil – Editora Scortecci/REBRA  lançado na 23ª Bienal de São Paulo.



Bianca... é a história de uma menina branca que vive em um mundo branco com sombras em tons de cinza. Bianca, curiosa, sai pelo bosque e à medida que caminha vai descobrindo as cores nas flores que encontra no decorrer do tempo... Ao tocar em cada flor, Bianca, detêm em seus dedos, o pigmento referente à cor tocada, passando assim a ter o poder de um "arco íris" em suas mãos, podendo colorir ou não sua vida - seu Mundo!"
Olá Lionizia. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Conto poético infantil.
A publicação da obra Bianca e o Arco da Aliança, parte do princípio de que a “A leitura é importante na vida dos seres humanos desde tenra idade." Então, conhecedora de tal informação, sempre em minhas aulas de Artes na rede municipal de ensino, fiz muita leitura com os alunos. Tal relação com a leitura infantil foi levada também para o espaço doméstico, pois como já possuía muitos livros infantis quando engravidei, fazer de minha filha uma apaixonada pela leitura após seu nascimento foi quase instantâneo. Minha filha, hoje com 06 anos, é uma apaixonada por livros, pois desde a barriga escutava historinhas. Lemos, em média, duas histórias por noite e criamos algumas. Desse processo criativo surgiu "Bianca e o Arco da Aliança".
As fotos das flores do cerrado que ilustram a obra valoriza o contato de nossas crianças com o nosso ecossistema, além de manter um caráter de familiaridade com as imagens apresentadas. Tal opção também dialoga com as minhas criações no campo das artes plásticas que vem, ao longo dos anos, dando especial atenção às belezas naturais de nossa região (cerrado), em especial, as flores.
Obra de maturidade de uma artista de reputação consolidada no cenário artístico uberlandense, a obra Bianca e o Arco da Aliança,  para além da mera divulgação do texto e imagens nele reunidos, tem em mente a proposição de que a arte é um recurso fundamental em uma perspectiva educacional inclusiva, motivadora e qualitativa. Assim, a inclusão cultural e social, o estimulo a criatividade e o convite constante a reflexão, são características essenciais da proposta contida nesse material publicado. É isto o que está na essência dessa produção artística: o hábito da leitura com a filha que resultou na criação de um novo texto.
De forma democrática apresentar uma produção literária e artística e colocá-la a disposição de jovens leitores, professores, estudantes e demais interessados.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Em minha caminhada participei de algumas antologias: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paris - França. Fui premiada com contos e poemas. E ter meu primeiro livro publicado um sonho realizado de uma série por vir.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Sou uma sonhada. Acredito na Vida e devaneios eu tenho... podemos mudar as coisas. Uma história nunca está encerrada.

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Graças ao Grupo REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) e nossa presidente Joyce Cavalccante.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Acredito que este livro Viabiliza um ensino de artes e literatura interdisciplinar, dando suporte a tais profissionais com um material específico e de qualidade que permite pensar a relação entre arte e leitura.
A justificativa para a aquisição dessa obra está fundamentada em dois campos: a relação entre a arte e a literatura; e a relação entre ensino e criação artística. Da relação entre arte e literatura ressaltamos a influência do processo criativo em artes plásticas focado no bioma cerrado que suscitou o diálogo com a criação do texto literário resultando na opção pela ilustração escolhida para a obra. De outro lado, foi à prática de ensino infantil que levou ao surgimento lado escritora. Tal proposta leva em conta que é através do espaço educativo que podemos efetivamente dar uma contribuição no sentido de possibilitar o acesso à arte e à literatura a uma grande maioria de crianças e jovens. Assim, a inclusão cultural e social, o estimulo a criatividade e o convite constante a reflexão, são características essenciais da proposta de literatura-arte-educação contida nesse material que vos falo.


Obrigado pela sua participação.

2 comentários: