04 fevereiro, 2015

Entrevista com Paraymun Radoesde Motrick - Autor de: FÉ DE MAIS OU FÉ DE MENOS?

Nome literário - Paraymun Radoesde Motrick. - RP: 03241JP – DF - Jornalista formado em Comunicação Social, é membro da Real Academia de Letras do Brasil, da Ordem da Confraria dos Poetas do Brasil, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF e trabalhou como escriturário concursado no Banco do Brasil por um breve período de tempo. Blogueiro por paixão, Patrick já escreveu os títulos:
– Mangá Tropical – Um Estudo de Caso;
– Manual do Escritor Independente e Outros Textos;
– Sob a Luz dos Ensinamentos Bíblicos;
– Apocalipse: Brasília;
– Outros Papos e suas memórias;
– Joias de Brasília – Roteiros de Cinema da Capital;
– Amanhecer na Juventude e o Entardecer na Maturidade;
– Sete.
Além desses títulos, colaborou em mais de trinta antologias de diversos grupos e associações. Recebeu por diversas vezes a comenda e o título do Prêmio Cultura Nacional, que é oferecido todo ano pela Real Academia de Letras do Brasil. Atualmente, escreve textos para o blog Outros Papos.
Em 2003, lancei meu primeiro trabalho pela Thesaurus Editora. O título era Sob a Luz dos Ensinamentos Bíblicos, uma manifestação da minha fé em texto. O tempo foi passando e fui conhecendo teses e estudos científicos que foram reforçando as palavras deste livro e, portanto, fui reescrevendo o seu miolo. Atualmente, em suas páginas, podemos encontrar manifestações de fé embasadas em estudos, além de experiências próprias que foram renovando e amadurecendo a minha pessoa. Eu o lanço novamente, com outro título, na intenção de ajudar outras pessoas. É um livro que tem como objetivo ser uma fonte de reflexão sobre a vida, a bíblia e, acima de tudo, sobre a fé. Sobre a mudança de título, ele não poderia mais ser chamado da forma antiga, pois abraça outras fontes de fé além da bíblia. O título cacofônico é um trocadilho que sempre ouvia da minha avó. Ela sempre me falava isso com um sorriso no rosto, por isso, faço do título uma homenagem ao trocadilho cacofônico que minha avó sempre gostava. Em memória.

Olá Patrick Raymundo. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Um livro que versa sobre minha fé e experiência de vida. A primeira edição desse livro foi lançada em 2003, com o título de "Sob a Luz dos Ensinamentos Bíblicos". Naquela época, eu frequentava muitos fóruns online e sempre pegava uma conversa triste, com algum usuário desabafando sobre algum problema. Em um determinado ponto, eu percebi que tinha passado por problemas semelhantes e comecei a entrar na conversa para estimular o outro a tentar superar isso. Em uma madrugada, decidi que queria deixar por escrito o que eu tinha passado e aprendido, para que pudesse servir a outras pessoas. Assim, em 2003, surgiu a primeira edição desse livro. O público é definido por qualquer pessoa que tenha interesse em ler um pouco sobre a fé de outra pessoa, seja religiosa ou não.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Jornalista com formação em Comunicação Social, sou membro da Real Academia de Letras do Brasil, da Ordem da Confraria dos Poetas do Brasil, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF e trabalhei como escriturário concursado no Banco do Brasil por um breve período de tempo. Blogueiro por paixão, já escrevi os títulos:
– Mangá Tropical – Um Estudo de Caso;
– Manual do Escritor Independente e Outros Textos;
– Sob a Luz dos Ensinamentos Bíblicos;
– Apocalipse: Brasília;
– Outros Papos e suas memórias;
– Joias de Brasília – Roteiros de Cinema da Capital;
– Amanhecer na Juventude e o Entardecer na Maturidade;
– Sete.
Além desses títulos, colaborei em mais de trinta antologias de diversos grupos e associações. Recebi por diversas vezes a comenda e o título do Prêmio Cultura Nacional, que é oferecido todo ano pela Real Academia de Letras do Brasil. Atualmente, escrevo textos para o blog Outros Papos.
http://www.outrospapos.com/.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Ledo Ivo já havia dito, em entrevista para a Globo News, que um escritor que vendesse 3 mil exemplares seria um best-seller. Considerando-se o tamanho do Brasil, é muito frustrante. E isso é uma realidade para quase todos os autores, por isso, a vida de escritor no Brasil é árdua. Escrevo por amor, pela necessidade de externar meus pensamentos e para tentar alterar uma realidade, mínima que seja, com minhas palavras.

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Fiquei sabendo da Scortecci cerca de uma década atrás, quando soube de diversas antologias que a editora lança para bienais e eventos. Participei, se não me falha a memória, em 2004, da antologia Livre Pensador. Gostei da qualidade do trabalho. No ano de 2014, decidi por editar um trabalho solo, então, comecei o projeto do livro "Fé de mais, ou fé de menos?" com a Scortecci.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim. Muito do que escrevi, em 2003, está sendo confirmado por algumas pesquisas, então, o que está contido no livro possui fundamento. Por exemplo, o estudo de mestrado do doutor Ricardo Monezi que verificou, em cobaias, os benefícios da imposição de mãos. No livro, falo muito de oração. Entretanto, o livro não se reduz a um apanhado de artigos, ele fala de minha experiência de vida, da minha fé, de sentimentos como o de perdão e o amor, então, o livro merece ser lido por estas mensagens.

Para os meus leitores, eu deixo como mensagem que possamos crescer em fé, ciência e amor, pois a fé nos move, a ciência nos ilumina e o amor nos dignifica.


Obrigado pela sua participação.

Um comentário: