13 abril, 2015

Entrevista com Frank Viana Carvalho - Autor de: TRABALHO EM EQUIPE, APRENDIZAGEM COOPERATIVA E PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO

Frank Viana Carvalho
Pedagogo e filósofo, autor de dezenas de artigos em educação, filosofia e política, é um pesquisador e divulgador da Aprendizagem Cooperativa desde 1996. Além da presente obra, lançada em abril de 2015 (Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação, Editora SCORTECCI, 2015), também é autor das obras: ‘O Paradigma das Cavernas’ (SCORTECCI, 2013),  ‘Pedagogia da Cooperação’ (UNASPRESS, 2000 e 2002), ‘Pedagogia de Projetos’ (e-book, 2005) e ‘Uma Aventura de Carro pelos Caminhos da América do Sul’ (INGRAFIL, 1996). Com trinta anos de experiência profissional, sobretudo no mundo da educação (professor, diretor escolar, supervisor de ensino e coordenador de cursos superiores) e palestrante com atuação em todas as regiões do Brasil. Depois dos estudos de graduação, tornou-se especialista em Psicologia da Adolescência (Newbold –  Inglaterra, 1996), mestre em Educação (UNASP, 2000), mestre (2002) e doutor (2008) em Filosofia, Ética e Política (FFLCH, USP – Université François Rabelais, França), e pós-doutor em Filosofia (FFLCH – USP, 2013). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.

Como ensinar mais e melhor aos nossos alunos? Como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa era tecnológica? O que fazer para que o aluno aprenda a aprender, aprenda a fazer, aprenda a compartilhar e, sobretudo, aprenda a ser?
Vale a pena conhecer essa proposta metodológica que sugere caminhos e dá liberdade ao docente para criar suas próprias estratégias cooperativas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Mesclando teoria e prática, além das contribuições de grandes pensadores da educação sobre aprendizagem, cooperação, solidariedade, competências e relacionamentos interpessoais, são apresentadas nessa obra mais de 100 estratégias, dinâmicas, jogos e atividades para promover o aumento da aprendizagem.
A Aprendizagem Cooperativa é uma moderna metodologia de ensino e aprendizagem fortemente embasada em pesquisas educacionais e tem se mostrado eficiente em diversos contextos de aprendizagem. Vários países como, por exemplo, Estados Unidos, Dinamarca, Japão, Canadá, Austrália, Israel e Finlândia utilizam e incentivam esse modelo que promove o aumento da performance  acadêmica, melhora da autoestima, desenvolve habilidades de relacionamento interpessoal e competências profissionais ligadas ao trabalho em equipe, e também valores como empatia, responsabilidade, solidariedade e respeito. As pesquisas conduzidas por especialistas em educação mostram que de fato os alunos aprendem mais e alcançam melhores resultados acadêmicos, ao mesmo tempo em que estudam e se desenvolvem numa atmosfera mais colaborativa, participativa e cooperativa.

Olá Frank. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Fico pensando em como ensinar mais e melhor aos nossos alunos e como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa era tecnológica e digital como a nossa. Quando penso nisso e no desafio de ensinar ao aluno a aprender a aprender, aprenda a fazer, aprenda a compartilhar e, sobretudo, aprenda a ser, vejo que as metodologias de ensino estão muito ultrapassadas e são, assim, insuficientes?
Meu livro se destina a educadores, estudantes e pessoas que trabalham em equipes, sejam em empresas, sejam em entidades e instituições que lidam com algum tipo de relação ensino e aprendizagem.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Esse é meu quinto livro. Gosto de escrever sobre temas em educação e filosofia, pois atuo nessas duas áreas. Dou aulas, faço palestras, pesquiso e viajo conhecendo, aprendendo e compartilhando experiências. Os livros que escrevo são a minha contribuição do tanto que aprendo e vivo.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Não é fácil, pois há pouco incentivo para essa produção. Por outro lado, os escritores são idealistas e sonhadores e sua ferramenta para mover o mundo é sua escrita.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Conheci o trabalho da Scortecci pela internet.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Eu acho que vale a pena conhecer essa proposta metodológica que sugere caminhos e dá liberdade ao docente para criar suas próprias estratégias cooperativas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Faltam muitas ideias e novidades no mundo da educação e nessa obra eu procuro trazer muitas coisas boas e novas a professores e estudantes e para quem se interessa pelo trabalho em equipe.

Além disso, é uma proposta que leva ao aumento da performance  acadêmica, melhora a autoestima, desenvolve habilidades de relacionamento interpessoal e competências profissionais ligadas ao trabalho em equipe, e também desenvolve valores como empatia, responsabilidade, solidariedade e respeito. Ou seja, é uma metodologia revolucionária.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário