segunda-feira, 4 de maio de 2015

Entrevista com Nelson Bellotto Junior - Autor de: ACUPUNTURA TUNG - ATLAS ILUSTRADO DOS PONTOS

Nelson Bellotto Junior
Experiente acupunturista, especialista em Medicina Chinesa – Acupuntura pela UNIFESP/1993. Título de Especialista pelo Colégio Médico de Acupuntura – Associação Médica Brasileira/1995. Médico formado em 1989 pela Faculdade de Medicina do ABC. Introdutor da técnica Master Tung no Brasil. Fundou o Instituto Médico ABC de Pesquisa em Acupuntura Master Tung em 2009, com o objetivo de estudar, preservar e disseminar a acupuntura Master Tung. Parte de seu projeto pessoal de educação continuada, atualiza-se com frequência em cursos e seminários no exterior, com Mestres da Acupuntura Master Tung. Realiza cursos de Acupuntura Master Tung para estudantes de Medicina e Médicos acupunturistas que desejam incrementar o resultado de seus tratamentos. Criou o serviço de atendimento e a disciplina de Acupuntura da Faculdade de Medicina do ABC, durante vinte anos trabalhou como professor e coordenador da Liga de Estudos e Pesquisa da Medicina Chinesa – Acupuntura da Faculdade de Medicina do ABC. Trouxe ao Brasil o conceito “Comunidade Acupuntura”, e acredita fortemente no poder da acupuntura de aliviar o sofrimento e na promoção da saúde para todos.

Esse material didático é uma introdução a um método ainda não disponibilizado no Brasil. Foi escrito utilizando anotações próprias de seminários e estudos dos principais registros sobre o tema, sempre baseado na experiência e na observação clínica diária. Após vários anos trabalhando exclusivamente como médico acupunturista, verifiquei a importância das coisas feitas de maneira simples.
No livro, as localizações dos pontos e suas indicações em várias doenças foram ilustradas para torná-las mais acessíveis, facilitando o uso prático na clínica. Acredito que discussões teóricas exaustivas, devam dar lugar à prática, para que possa ser a nossa guia..
Acupuntura Master Tung - É um estilo de acupuntura muito antigo, revela novos pontos, chamados “Pontos Mágicos”, devido ao efeito rápido e eficaz. São encontrados em diferentes localizações, que a maioria das escolas de acupuntura geralmente utilizam, um verdadeiro tesouro deixado por Master Tung. Master Tung Ching Chang foi o maior acupunturista da última geração em Taiwan. Famoso pela extrema eficácia de seus tratamentos, sempre com poucas agulhas, atendia centenas de pacientes por dia em sua pequena clínica. Embora a Acupuntura Master Tung esteja sob domínio público desde sua morte (1975), essa é a primeira publicação em língua portuguesa.

Olá Nelson. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Trata-se de um atlas ilustrado sobre pontos de acupuntura, são pontos novos, pois é uma técnica familiar que utiliza pontos próprios. Surgiu espontaneamente quando como docente preparava material para os alunos da Faculdade de medicina. Destina-se a acupunturistas que desejam incrementar o resultado de seus tratamentos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
É o primeiro livro, pretendo numa edição posterior ampliar os estudos dos pontos.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
O pouco tempo de experiência, me pareceu estimulante e desafiador.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através de uma escritora que comentou sobre o trabalho acolhedor e profissional de vocês, o que pude realmente vivenciar.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
É um verdadeiro tesouro deixado por Master Tung. Embora a acupuntura Tung, esteja sobre domínio público desde 1975, essa é a primeira obra em língua portuguesa.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário