12 junho, 2015

Entrevista com Cristina Gama Loddi - Co-autora de: MÃE CORAGEM


A Cristina participou conosco da festa do lançamento oficial do Blog, no Espaço Scortecci, no dia 04 de outubro. Foi uma das premiadas com uma entrevista em vídeo.

Na sequência da entrevista, veja o vídeo com Cristina.
Cristina Gama Loddi
Paulistana, com formação em Matemática. Casada, 2 filhos. Atuei na área de informática por 10 anos no Banco do Estado de São Paulo. Desde muito jovem já escrevia poemas e reflexões que foram surgindo da observação do comportamento humano. Em 1996 deixei a área de informática e passei a desenvolver trabalhos voluntários em diversas áreas. Há 9 anos tomei conhecimento da Síndrome de Williams, e em uma visita de Natal à ABSW – Associação Brasileira da Síndrome de Williams, conheci a Jô Nunes, passando a ser voluntária da ABSW. A partir de então, fui me engajando junto a essa e outras causas.


Mãe Coragem
A obra é um depoimento emocionado e verdadeiro de Jô Nunes, Presidente e fundadora da Associação Brasileira da Síndrome de Williams – ABSW, contando a trajetória de luta em prol do diagnóstico e inclusão de sua filha Jessica Nunes Herculano, que nasceu com Síndrome de Williams, uma doença rara, em uma época onde essa síndrome genética ainda não era conhecida no Brasil. A obstinação de Jô Nunes, fez com que ela abraçasse uma linda missão de vida, para conseguir oferecer qualidade de vida à filha. Como Jô relata sempre: “Tenho certeza que este livro vai poder ajudar muitos familiares de pessoas com Síndrome de Williams e profissionais, e assim, a minha história vai parar de se repetir, porque a cada família que atendo eu vejo a minha própria vida”.

“... A maior sensação que tenho comigo, após a leitura desse livro-depoimento, é o seu exemplo de persistência, dedicação, amor e alegria pela vida. Um baita exemplo para fazer pensar, sentir e... seguir. A feliz escrita de Cristina Loddi, soube captar toda a amplitude da gama de sentimentos que você sempre viveu na relação com a Jessica. Bonito, terno e emocionante – sem ser piegas. Além disso, informa, esclarece, e mostra um “crescimento” de uma pessoa ao longo de uma relação ...” 
Edson Gabriel Garcia - Escritor e Educador

Olá Cristina. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro é um depoimento verdadeiro e emocionado de Jô Nunes, presidente de honra da ABSW-Associação Brasileira da Síndrome de Williams. Relata a luta pelo diagnóstico, tratamento e inclusão de sua filha, Jéssica, que nasceu com a Síndrome de Williams, doença rara ocasionada por uma micro deleção do cromossomo 7.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Este é meu primeiro livro escrito em coautoria com Jô Nunes. Inicialmente tive o desejo de auxiliar as famílias e ampliar a divulgação da SW. A escrita deste livro me motivou a continuar produzindo. Portanto, tenho diversos outros projetos em andamento e para o futuro.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acredito que acima de qualquer coisa vem o prazer de escrever. Isso é o que motiva qualquer escritor. No Brasil o mercado literário tem um custo alto, o que faz com que tenhamos que trabalhar muito na divulgação para que o retorno financeiro seja compatível. O resultado nas vendas de Mãe Coragem estão sendo favoráveis até o momento, graças à divulgação feita nas redes sociais. É um assunto que tem público específico e interessado. Realmente, o brasileiro em geral não tem hábito de ler. É muito importante o investimento maciço em educação para que as próximas gerações retomem o gosto pela leitura.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A Scortecci foi indicada por uma amiga escritora, que já tem 12 livros publicados. Na ocasião da procura por uma editora, estávamos tendo dificuldade por sermos novatas na área. Porém, recebemos todo apoio do João Scortecci e sua equipe, que nos orientou em todos os sentidos, para o sucesso do projeto.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O meu livro merece muito ser lido, pois além de ter uma causa importante de auxílio às pessoas com Síndrome de Williams, é um livro que tem forte energia no que diz respeito a mensagem de força, foco, fé e fraternidade, que todo ser humano deve exercer em sua vida para que a caminhada seja mais serena e feliz.

Obrigado pela sua participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário