22 junho, 2015

Leia a entrevista com Jorge Xerxes - Autor de: JORNADA RUMO AO SOL

Heterônimo de Alessandro Teixeira Neto – é pisciano; nascido no ano de 1971. Mantém o blog “Palavras Órfãs de Poesia: O que Restou” desde 2008.
Natural de São João da Boa Vista, SP; “cresci ao pé da serra da Mantiqueira; por entre trilhas e cachoeiras; sempre em rota de colisão àquele verde inconcebível”.
Estudou por pouco mais de dez anos na Unicamp; “tinha o meu próprio ritmo de assimilar as coisas” diz com um sorriso enigmático no canto da boca.
Interessa-se por tudo aquilo que nos passa desapercebido; “gosto de escrever sobre as coisas pequenas”.
.
Publicou:
[1] “As Cinquenta Primeiras Criaturas”, Livro de Contos e Poesias, 150 pp, Editora Multifoco, ISBN: 978-85-7961-109-4, (2010).
.
[2] “Para Pescar a Lua”, Livro de Contos e Poesias, 138 pp, Ryoki Inoue Produções, ISBN: 978-85-63427-09-0, (2011).
.
[3] “Trama e Urdidura”; Livro de Contos, Crônicas e Poesias; 156pp; Scortecci Editora; ISBN: 978-85-366-2764-9; (2012).
.
[4] “Jornada Rumo ao Sol”; Livro de Contos e Poesias; 132pp; Scortecci Editora; ISBN: 978-85-366-4181-2; (2015).

Segundo a mitologia grega Ícaro caiu no Mar Egeu quando a cera de suas asas se derreteu. Ícaro havia se descuidado em seu voo indo para próximo do Sol. Ele ignorara o aviso de seu pai, Dédalo, para que o evitasse. Quanto ao paradeiro de Ícaro há, entretanto, controvérsia. O rastro de cera deixado, indo até a fronteira da Terra, é um forte indício de que ele teria deixado o planeta.
Se Ícaro tivesse de fato voado rumo ao Sol – suposto ter vencido com suas asas a gravidade da Terra – como teria sido o seu fim?
O nosso Sol provavelmente deve tê-lo consumido sem dó nem piedade. Aquela antiga chama em combustão extrema teria transformado a massa de outrora – seja o corpo ou as suas asas – num produto mais sutil. A inspiração; para a elevação de ideias. O que realmente nutre a alma do homem.
Fragmentos: imagens, lembranças, sonhos e outras sensações estéticas. Aquilo que denominamos poesia por pura impossibilidade de capturá-lo por inteiro.
Isso, estes nossos fragmentos, os blocos elementares que compõem o sujeito, são os veículos propostos neste livro.
Para que você empreenda, montado no sutil, no etéreo, a sua própria Jornada Rumo ao Sol.
Olá Jorge. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Jornada Rumo ao Sol é um apanhado de contos (principalmente) e poemas escritos ao longo de três anos. Trata-se de uma reflexão existencial que foi amarrada em torno do mito de Ícaro. É um livro para adultos, para leitores experimentados, de mente aberta e na busca pelo autoconhecimento. Esta é a proposta do livro.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu sou uma pessoa interessada pelos relacionamentos humanos e aqueles do ser humano para com a natureza. Leio muito mais que escrevo. Jornada Rumo ao Sol é o resultado de minha própria jornada pessoal, acredito que possa ser uma leitura prazerosa e útil àqueles que decidirem se debruçar sobre esta obra. Escrevo por pura necessidade, para exorcizar os meus demônios e organizar as minhas próprias ideias. Este é o meu quarto livro, sendo o segundo publicado pela Scortecci. Pretendo continuar escrevendo sempre que julgar estar acrescentando alguma inovação às múltiplas formas de percepção daquilo que nos cerca, daquilo que nos toca; ou seja, da vida.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É uma pena que o Brasil tenha poucos leitores. Mas isso é o resultado de anos de descaso para com a educação em nosso país. Quanto ao escritor, resta escrever por amor e por um chamado interior. As obras que realmente tem conteúdo não estão sujeitas ao sabor de modismos e dos interesses passageiros. Basta ler Machado de Assis, por exemplo, para ver como os seus textos são relevantes e geniais. Obras assim não perecem jamais. Não sei se este é o caso dos meus contos e poemas. Cada um de nós tem apenas uma visão parcial da realidade; como todo ser humano, somos limitados às nossas próprias percepções e ao curto espaço de tempo dispendido nesta nossa Terra. O que eu posso garantir é que me empenhei bastante, os meus textos foram escritos com a caneta numa mão e o coração na outra.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Eu escolhi a Scortecci porque eu acredito na competência e no trabalho honesto da editora. São muitos anos de experiência na publicação e comercialização de livros. Isso pesou muito na escolha.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Pessoalmente, acredito que vale muito a pena a leitura de Jornada Rumo ao Sol. Desejo àqueles que se propuserem a fazer esta viagem uma boa diversão. E deixo aqui a frase que preparei para os autógrafos no dia do lançamento: que este Yantra Ilumine o Seu Caminho!!.


Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário