03 julho, 2015

Entrevista com Elianete Vieira - Autora de: USANDO @ INTERNET PARA DIVULGAR AUTORES E LIVROS

A Elianete participou conosco da festa do lançamento oficial do Blog, no Espaço Scortecci, no dia 04 de outubro. Foi uma das premiadas com uma entrevista em vídeo.

Na sequência da entrevista, veja o vídeo com Elianete.

Elianete Vieira
Analista de Sistemas, formada pela SESAT, no Rio de Janeiro, pós-graduada em e-business e Gestão Empresarial e Gestão de Negócios em Serviços pelo Mackenzie, em São Paulo. Participou das Antologias Nossa História, Nossos Autores, edição comemorativa dos 30 anos da Scortecci Editora (2011) e Palavras Desavisadas de Tudo (2013). Autora de livros de informática básica: Desvendando a informática na melhor idade, nunca é tarde para aprendermos algo novo (2012) e O início da descoberta: desvendando o uso do computador, da internet e das redes sociais (2013). Coautora do livro Reciclando Vidas inspirado durante workshop realizado na Escola do Escritor (2012)

Usando @ Internet para Divulgar Autores e Livros

Esta obra é dedicada a você, escritor que está lançando suas primeiras obras e precisa divulgá-las tanto nas redes de relacionamento reais quanto nas virtuais, ampliando a sua visibilidade como autor tanto quanto de suas obras. O objetivo é fazer uma rápida introdução para divulgação através do uso das principais ferramentas disponíveis na internet, através do envio de mensagens, assim como orientar em como utilizar as principais redes sociais na criação de perfil para autores e páginas para seus livros. Novamente a autora Elianete Vieira busca mostrar o caminho das pedras na utilização da informática, ensinando passo a passo, através de linguagem simples, como iniciar o uso de algumas ferramentas por ela utilizadas na divulgação de seus livros utilizando o imenso mundo da internet.


Olá Elianete.  É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Este é o terceiro livro técnico que escrevo para compartilhar conhecimento, agora, ensinando os primeiros passos na utilização da internet para divulgação de autores e livros. A internet é um meio de comunicação muito eficiente e eficaz no que tange a levar a visibilidade de uma informação além mar. Mas pode ser um bicho de sete cabeças para quem ainda não começou a usar.
A ideia veio dos amigos autores me consultando em como eu divulgo meus livros que se consolidou ao término do curso de Marketing Editorial, com João Scortecci, que fiz no inicio deste ano.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sempre gostei de ler, embora fosse mais uma brasileira a ler poucos livros no ano. Meu primeiro livro surgiu da vontade de ensinar minha mãe a aprender a usar o computador para nos comunicarmos e para ela ter mais noticia da família espalhada pelo país. E, ao procurar um livro básico de informática nas livrarias, descobri que se eu quisesse um bom livro, simples e sucateiro, eu teria que escrevê-lo.
Assim nasceu "Desvendando a Informática na Melhor Idade - Nunca é tarde para aprendermos algo novo" (2011) e ainda, visando auxiliar profissionais de todas áreas não-técnicas, escrevi "O inicio da descoberta, desvendando o uso do computador - da internet e das redes sociais" (2013).
Em paralelo, participei de vários cursos na Escola do Escritor e, em um deles, escrevi um conto em co-autoria com mais 11 pessoas. Neste momento, estou concluindo um conto escrito com mais dois amigos. Mas pretendo continuar com os livros técnicos.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Observei que a Bienal do Livro de 2014 contou com um número maior de visitantes se comparada aos anos anteriores. Isso mostra que a era do e-book ainda atrai mais leitores para o livro impresso do que se imaginava que seria. Independente do gosto pessoal pelos diversos temas disponíveis, o livro atrai pessoas de todas as idades.
Ao olhar com mais atenção para o mundo literário, percebi que o brasileiro não apenas gosta de ler, mas também gosta de escrever. E embora vender livro seja tão difícil quanto vender qualquer outro produto, o número de escritores publicando suas obras é crescente. Isso permite ao mercado uma maior diversidade de opções em prosa e verso. Livros de ficção ou técnicos dividem as prateleiras e as opiniões com as traduções.
Não vejo a curto prazo que eu possa vir a viver da venda dos meus livros. Mas fui "mordida" e com certeza continuarei escrevendo.

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Em Jan/10 fiz um workshop literário que me ajudou a iniciar a escrita do 1o livro e publiquei com uma editora do Rio de Janeiro por indicação do professor. Nesta turma fiz amizades com quem tenho contato até hoje. Uma amiga havia publicado com a Scortecci e eu resolvi procurá-los. Dai nasceu a 2a edição tendo a mamãe como a garota da capa. Fez grande sucesso na Bienal 2012 e vem auxiliando muitas pessoas a aprender a ligar o computador, usar o mouse e dar os primeiros passos nessa tecnologia com a qual não conseguimos mais viver sem.
Com a Scortecci aprendi muito sobre a área literária e em como tornar o livro mais confortável para sua leitura, além da orientação para comercialização. Agora, terão que me aguentar (risos), pois me fidelizei.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Todos os meus livros são educativos, escritos em linguagem simples, em forma de pequenas lições. Todos que gostam de ler e de aprender algo novo encontrarão algo interessante em cada um desses livros. Eles contêm um aprendizado que abrirá as portas do conhecimento para melhor aproveitamento do computador.
A internet é um mundo sem fim com inúmeras ferramentas que jamais conseguiremos dominar em um todo, mas conhecer sua essência já nos abre os horizontes para novos aprendizados.
Aos meus leitores, meu profundo obrigado por terem me dado à chance de compartilhar meus conhecimentos. Peço-lhes que façam contato, que me tragam as suas experiências e aprendizados, assim como me enviem sugestões para o próximo livro.

Obrigado pela sua participação.


Obrigada.

Um comentário:

  1. Parabéns por mais este lançamento de sucesso Elianete! Entendo que compartilhar conhecimento de forma didática em linguagem acessível é uma habilidade e tanto e estou certo de que os leitores irão se beneficiar muito dos seus conhecimentos e dicas.

    ResponderExcluir