quarta-feira, 8 de julho de 2015

Leia a entrevista com Chaguinha do Biá - Autor de: AS FAÇANHAS DA AMAZÔNIA

Pseudônimo literário de Francisco das Chagas Teixeira Souza, professor, poeta popular, ornitófilo, ilustrador e fotógrafo, nascido no igarapé Vitória, rio Mamoriazinho, afluente do rio Purus, município de Lábrea-Am, no dia 15/07/1957. Veio para Lábrea com apenas dois aninhos, aonde conviveu com seus familiares e amigos de infância e adolescência, até a idade de 19 anos na Rua 14 de maio nº 2.500. Filho de Franklin Teixeira de Souza (conhecido como Biá), funcionário público, cearense, soldado da borracha e Maria Bezerra de Souza (conhecida como Polônia), amazonense, agricultora, seringueira.  Iniciou seus estudos no Grupo Humberto de Campos, 1ª e 2ª séries no Grupo Maria Madalena, 3ª e 4ª séries no Grupo Danilo de Mattos Areosa, Admissão ao Ginásio no Educandário Santa Rita e 5ª a 8ª séries na Escola de 1º Grau Santo Agostinho.
No dia onze de maio de dois mil e dez (2009) ganhou o prêmio de literatura em poesia do PROARTE da Secretaria de Cultura do Amazonas e atualmente o poeta Chaguinha do Biá, é secretário da Escola Municipal Américo Gosztonyi e dedica-se o seu tempo vago dos sábados, domingos e feriados, dando continuidade ao seu trabalho de escritor de forma mais acirrada nos temas ambientais da nossa Amazônia, dando a sua contribuição de caboclo do alto rio Purus.

Neste livro aqui apresentado que está recheado de poesias, se refere a nossa Educação Ambiental, como um dos verdadeiros aprendizados para compreender, apreciar, saber lidar e manter os Sistemas Ambientais na sua totalidade. Através de textos poéticos, inseridos nesta nova coletânea As Façanhas da Amazônia, retratam a nossa exuberante região conhecida no cenário mundial como o Tapete Verde o remédio do planeta terra.
Neste livro foram escritos cinco títulos perfazendo um total de noventa textos poéticos. Esta coletânea tem como objetivo promover a Educação Ambiental, permitindo que as pessoas se tornem cidadãos informados e produtivos do mundo moderno, assegurando um ambiente enriquecedor que dê segurança e alegria às pessoas.

Olá Francisco. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro trata de poesia. Pela necessidade de descrever a Amazônia. A todas as idades.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu já estou no quadragésimo livro publicado pela Scortecci.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Nesses 40 livros publicados se vendi 200 foi muito.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através do meu amigo filho de Lábrea.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim - porque fala das belezas da Amazônia.

Obrigado pela sua participação.

Outras obras do autor - Acesse o site: Livros Chaguinha Biá





Nenhum comentário:

Postar um comentário