05 agosto, 2015

Entrevista com Oscar Radtke - Autor de: O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO


Nasceu no Município de Peabiru-PR., no dia 09 de Abril de 1954 e ainda criança, já  trabalhava na lavoura de café de seus pais.

Aos nove anos de idade, começou a frequentar uma escola de alfabetização, na cidade de Peabiru, distante 05 Km do local onde ele residia.
Quando estudou na 6ª Série Ginasial (hoje 7ª Série do 1º Grau) ganhou o prêmio MELHOR REDAÇÃO DA ESCOLA e a partir daí, demonstrara interesse pela literatura.
Alguns anos depois, na Escola Superior, - Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão-Pr., (cidade vizinha de Peabiru) Produziu um monólogo que ele mesmo representou no papel de um jovem viciado em drogas e essa Peça Teatral foi apresentada várias vezes no anfiteatro daquela instituição.
Após ter concluído o Curso de Letras, no ensino superior, mudou para São Leopoldo-RS, a fim de estudar Teologia e enquanto lá morava, participava mensalmente com um Artigo publicado no Jornal Evangélico daquela cidade.
Em 1978, retornando à sua cidade natal, começou a lecionar língua portuguesa numa escola de 5ª à 8ª Série e  em 1986, quando ministrava aulas na escola de 2º Grau, desenvolveu Peças de Teatro as quais eram representadas pelos seus alunos e apresentadas no anfiteatro da cidade de Peabiru. Nessa época também, já escrevia para o Jornal - Tribuna do Interior, da cidade de Campo Mourão.
Em 2010, produziu seu primeiro livro - ASSIM QUE O SOL SE PÔR – trabalho esse, desencadeado por uma intuição miraculosa a qual rendeu uma obra profética reveladora que aponta para novos rumos doutrinários religiosos a serem seguidos. (acesse o site: www.oscarradtke.com)
Em 2015 publica seu segundo livro, O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO – que tem cunho didático e ao mesmo tempo faz menção catedrática sobre o livro Assim que o sol se pôr.


A narrativa descreve  por meio de linguagem simples, porém com alguns traços literários rebuscados, a angústia vivida pelos personagens principais  dessa história desenvolvida no  campo material, associado ao enleio   psicológico manifestado por esses personagens durante o desenrolar de toda a trajetória desse gênero literário entendido como romance, no tocante a sua estrutura.

De outro modo, encontram-se nas entrelinhas do texto, mensagens didáticas, alertando sobre os riscos escondidos nas atitudes e ações desconexas em relação ao bem estar comum de uma comunidade e ou família.
O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO é um livro deslumbrante quanto ao cenário que o narrador requereu para semear suas palavras; O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO,  de maneira sutil, esclarece também que a felicidade se encontra exatamente ali onde na teoria humana jamais alguém a buscaria; O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO é um livro ideal para ser utilizado nas escolas de 2º Grau, em aulas de Literatura Brasileira.
Olá Oscar. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O texto do livro O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO - narra sobre as "mazelas" que cada indivíduo cria com seus próprios erros e depois sofre com essas referidas mazelas, originadas nesses seus erros. E por outro lado, busca esclarecer que a felicidade não se encontra nas grandes realizações, mas sim, na simplicidade vivida com humildade e bom caráter.
A ideia de escrever esse livro surgiu basicamente alicerçado com o propósito de produzir um romance que tivesse um cunho didático também....

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu nunca tive interesse em me aventurar num trabalho literário, mas fui pego de surpresa com uma inspiração deveras importante que não me deixou outra escolha, senão escrever o texto do livro ASSIM QUE O SOL SE PÔR. E logo em seguida, ocorreu-me em produzir esse, O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO - que acaba de ser editado. E, certamente não irei parar de escrever....

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É realmente um pouco frustrante saber que o povo brasileiro não tem o hábito de ler e, portanto, aumentando a dificuldade de termos o nosso trabalho lido "em larga escala". Todavia a satisfação de escrever não diminui com essa realidade....

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Deveria ter sido por meio de um livro editado pela Editora, mas infelizmente não foi. Eu cheguei até a Scortecci por meio da Internet..

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O texto do livro O CÁLICE DE UMA TRAIÇÃO - é uma narrativa interessante e intrigante também. Porque a base, o alicerce desse texto é uma longa viagem e por isso, não tem como ler uma ou duas páginas sem querer saber o que vai acontecer em seguida...
É um livro que desperta a imaginação; a "gente" acaba indo junto na "viagem" do texto... É um livro que tem "alma", por assim dizer. ... É simplesmente fascinante.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário