quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Entrevista com Adolfo Plínio Pereira - Autor de: LIDERANÇA HUMANA E DE RESULTADOS

É Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, quando pesquisou, entre 451 trabalhadores, as correlações entre Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho. Apresentou sua pesquisa no 47º Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração em Lima, Peru. O livro Liderança Humana e de Resultados de sua autoria é fruto dessa pesquisa. Adolfo Pereira é especialista em Gestão Avançada de Pessoas pela PUC - Pontifícia Universidade Católica. Formou em Administração pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Atualmente é Professor de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade Pitágoras, campus Poços de Caldas, instituição na qual foi Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação e Extensão. Por mais de 25 anos atuou em empresas de grande porte em cargos de liderança. Foi também gerente da Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista. É articulista das revistas Atitude Empreendedora, Incorporativa e Jornal de Empregos e Estágios do Rio de Janeiro. É consultor de empresas, facilitador de treinamentos e palestrante frequentemente requisitado para congressos e encontros empresariais e estudantis de grande porte, pois transmite conhecimentos de forma prática e lúdica o que faz de seus encontros momentos memoráveis. Adolfo Pereira considera-se um apaixonado pelos temas Liderança e Gestão de Pessoas.

O livro traz conceitos importantes sobre liderança, motivação e comportamento humano nas organizações. Assim, com base em várias pesquisas e estudos sobre o tema, o autor propõe uma forma eficaz de liderar equipes a qual denominou Liderança Humana e de Resultados. Para contribuir com os leitores, o autor traz instrumentos de pesquisas simples e eficazes para mensurar a presença dessa filosofia de liderança no ambiente de trabalho. A Liderança Humana e de Resultados é uma forma de liderar com foco nas pessoas que compõem a equipe do líder e nos resultados que essa sua equipe deve realizar. Para conquistar esse alto nível de gestão da equipe mesmo com todas as variáveis e influências que estão em torno das relações de trabalho, o autor traz; além de conceitos importantes sobre o assunto; sugestões, exemplos e dicas que visam contribuir com o sucesso do gestor em sua missão de liderar. O Líder Humano e de Resultados age em acordo com as mudanças que ocorreram nas relações de trabalho ao longo do tempo e, por isso, é desejado pelas boas organizações do século XXI e admirado pelos integrantes de sua equipe.
Olá Adolfo Plínio. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro trata do tema Liderança. A ideia surgiu após publicação de minha Dissertação de Mestrado a qual revelou que os líderes que obtém melhor resultados com suas equipes são humanos nas suas relações, mas, também, mantém foco integral em resultados. O público principal é formado por: ocupantes de cargos de liderança, empreendedores, estudantes e interessados no tema Liderança.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Certamente é o primeiro de outros. Tenho duas paixões que são bases para minha profissão: liderança e gestão de pessoas. Então, a primeira paixão foi atendida, agora falta a segunda. Descobri que tinha facilidade e prazer em escrever quando produzi trabalhos não profissionais: contos, histórias infantis para meus filhos, peças teatrais em ambiente estudantil e religioso. Por isso, acredito que outras obras, profissionais ou não, deverão nascer no meu coração, instalar em minha cabeça e pulsar meus movimentos para a produção literária de qualidade.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Entendo que o público é a gente que faz. Se o autor escrever por prazer, tem que estar ciente disso. Se escrever com motivação profissional, tem que saber para quem, o que, quando e como fazer a obra. Considero o meu caso como de sucesso, pois vendi e ainda estou vendendo exemplares para todo Brasil via rede social e as vendas continuam acontecendo. Atrelei meu livro a treinamentos, palestras e aulas e os direcionei também aos leitores de meus artigos na web e em jornais impressos. Estou muito satisfeito com os resultados desta estratégia.

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Vinha acompanhando a Scortecci há muitos anos, pois tinha ciência que, publicar um livro pela primeira vez patrocinado por uma Editora seria muito difícil. Percebi que a Scortecci era uma empresa séria e através dela eu poderia entrar para o mundo literário. Então, quando chegou a hora, fiz a consulta e chegamos num bom acordo. O pessoal da Scortecci fez um trabalho de diagramação excelente e o resultado final foi excelente. Coroou o que eu havia produzido com tanto carinho. Estou muito satisfeito com esta nossa parceria.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Creio que mereça ser lido, tendo em vista o feedback que tenho recebido dos gestores, diretores de empresa, empreendedores e estudantes. Eles parecem confirmar o que objetivei: fazer um livro técnico de liderança, que trouxesse estudos do mundo todo, de Cingapura ao Brasil, passando pela Europa e EUA, sem que fosse teórico demais. Que trouxesse dicas práticas de como obter sucesso com a equipe e formas de mensuração da liderança no ambiente de trabalho simples e objetivas e que contribuíssem para a melhoria contínua dos líderes. Além disso, trouxesse um pensamento claro do que é e como ser um Líder Humano e de Resultados. Ao que tudo indica, cheguei lá. Então caro leitor e cara leitora: se você quiser ler um livro de qualidade sobre liderança, embasado em estudos e experiências reconhecidas mundialmente, mas que seja prático, objetivo e gostoso de ler, então, adquira o livro: Liderança Humana e de Resultados que você vai se surpreender com o seu conteúdo. Palavra de quem demorou quatro anos para produzi-lo e que é muito crítico em tudo que faz. Um grande abraço. Adolfo Plínio Pereira.

Obrigado pela sua participação.

Um comentário:

  1. Adolfo, parabéns pelo livro. Liderar um equipe não é dar ordens a um grupo de pessoas como muitos acreditam, mas sim, extrair o que cada pessoa da equipe tem de melhor, ampliar o potencial de cada um e somar todos os pontos positivos tornando a equipe como um só. Parabéns. Vou compartilhar.

    ResponderExcluir