09 novembro, 2015

Entrevista com Emerson Borges - Autor de: A BÍBLIA SOB ESCRUTÍNIO

Sou Escritor e Professor de História. Além disso, atuei durante 20 anos como Ministro Religioso. Durante este tempo, empreendi um profundo estudo sobre a bíblia, através de um trabalho exaustivo de comparações entre todos os registros antigos de diversos povos e analises dos achados arqueológicos mais relevantes. Procurei deixar de lado os mitos e lendas, epopeias e fantasias, fanatismos, radicalismos,  extremismos e fundamentalismos que facilmente ofuscam nosso melhor entendimento, tentando chegar mais perto do que realmente aconteceu. O resultado foi uma obra que nos leva a uma reflexão sobre nossas próprias crenças.

Nesta obra são revelados todas as incoerências, contradições, antagonismos, discrepâncias, absurdos, valores morais injustos e desequilibrados, erros históricos e científicos, mitos e lendas encontrados na Bíblia. Uma leitura desmistificadora que leva à uma reflexão sobre nossas próprias crenças. Pelas páginas deste livro, encontramos diversas passagens bíblicas que são analisadas e escrutinadas de maneira clara e lógica mostrando através da razão suas incoerências.



Olá Emerson. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Durante mais de 20 anos eu atuei como ministro religioso e sempre tive o desejo de escrever um livro que desmistificasse a bíblia. Quando me tornei bacharel em história percebi que era o momento de escrever um livro com um olhar questionador sobre a bíblia. Assim, comecei um longo trabalho de pesquisa, analisando os principais registros dos povos antigos que influenciaram a escrita da bíblia, os achados arqueológicos mais relevantes e centenas de estudos acadêmicos sobre o assunto. Procurei deixar de lado fanatismos, preconceitos, radicalismos, extremismos e fundamentalismos religiosos que ofuscam nosso melhor entendimento. Como historiador procurei separar os mitos e lendas, as epopeias e fantasias que facilmente se misturam com a realidade pelas páginas da bíblia. O mercado literário brasileiro está carente de livros que questionem profundamente a bíblia e que levem as pessoas a uma reflexão sobre suas próprias crenças. Eu escrevi este livro para preencher esta lacuna.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sempre gostei de escrever, inclusive tenho um site www.deusesehomens.com.br onde escrevo vários artigos relacionados com as crenças e a religiosidade das pessoas. Portanto, creio que outros livros surgirão naturalmente. Há muito que se escrever sobre o assunto e tenho várias ideias que com certeza serão o embrião de outros livros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Infelizmente, vivemos num país onde a grande maioria das pessoas não tem o hábito da leitura. Mas nós escritores temos de fazer nossa parte para mudar essa realidade, escrevendo livros que possam chamar a atenção das pessoas e despertar nelas o gosto pela leitura.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Tenho um grande amigo aqui em minha cidade que escreveu um livro e publicou pela Scortecci. Quando eu terminei meu livro ele falou muito bem da editora e me incentivou a entrar em contato. Foi assim que começamos esta bem sucedida parceria.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim! Com certeza merece ser lido. É um livro que leva a uma reflexão, que estimula o senso crítico e que nos faz questionar. Espero que o livro possa colaborar na busca dos leitores por respostas aos seus questionamentos e que possa levá-los a uma reflexão sobre suas próprias crenças.

Obrigado pela sua participação.

5 comentários:

  1. poderia me indicar um livro que teria sido inspirado por Deus?

    ResponderExcluir
  2. O livro é bom demais. Eu estava precisando ler um livro deste teor. Obrigado Professor.

    ResponderExcluir
  3. Ólá Emerson, eu gostaria muito de poder entrar em contato com você para pedir uma permissão para pegar um trecho de sua obra e botar em meu livro que também estou escrevendo sobre o tema religião.

    Eu já li seu livro e achei super interessante,coeso e muito bem elaborado, realmente um excelente trabalho, e na verdade foi me inspirando nele que eu comecei a escrever meu próprio livro onde eu abordo um tema sobre a concepção de Deus e Universo relacionados com a Crença e a Razão, então eu queria pedir permissão para pegar um trecho de seu livro para por no meu, porque acredito que a maneira como você explica é sensacional. Contudo caso você me autorize eu irei botar você como referência em todos os trechos e também te darei todos os créditos.

    ResponderExcluir
  4. Eu baixei o livro a Bíblia sob escrutínio em PDF, mas gostaria de ter o livro original mesmo. Como faço para comprar? Tentei mas não consegui concluir a compra pelo site que vc mostra. Vi o valor por R$ 50,00 com o frete incluso, mas não consegui!

    ResponderExcluir