sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Entrevista com Onilda Freire - Autora de: OXI!

Onilda Freire
Nasceu em Garanhuns, Pernambuco, e tem 75 anos. Espontânea, gosta de animais, do mar e principalmente de Olinda, onde passou sua infância. Aos 15 anos começou a morar em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde viveu por 30 anos. Em seguida mudou-se para São Paulo, onde reside atualmente. Cursou nível superior em Letras e Administração de Empresas. Começou a estudar piano aos 7 anos, tendo cursado por oito anos, em conservatório de música, piano, acordeom e teclado. Em São Paulo, fez curso de piano durante dois anos em faculdade de música. Oxi! é seu primeiro livro publicado, que traz histórias de superação de mulheres e expressões características de sua terra natal.

A escritora nordestina Onilda Freire narra de maneira tragicômica contos sobre mulheres magoadas ou em apuros, que, conscientizando-se de suas dificuldades, mudaram positivamente, superaram seus problemas e venceram, conquistando, assim, uma vida melhor.






Olá Onilda. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Trata-se de contos verídicos de mulheres nordestinas, que se ao se conscientizarem da situação negativa que viviam mudaram positivamente, conquistando, assim, uma vida melhor.
 A ideia surgiu: Pelo fato da escritora tomar conhecimento de mulheres que sofriam e não encontravam saída para seus problemas, então resolveu escrever o livro, com o propósito de ajudar as leitoras, a conseguirem ver que outras mulheres saíram de situações difíceis.
Público: homens e mulheres.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Foi meu primeiro livro e pretendo continuar escrevendo sobre outros assuntos. Não foi um sonho, ele apenas surgiu de uma ideia, já tive um filho e uma filha, criei 2 sobrinhos. Amo os animais já tive muitos gatos e cachorros.
Atualmente tenho 7 gatos. Ainda não plantei uma árvore.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É difícil, pois percebo que a língua portuguesa está acabando, dando lugar a gírias e palavrões.
Poucas pessoas tem o interesse de ler ou de escrever, estando mais envolvidas com a vida virtual.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através do livro, Pirâmides Azuis, que me foi presenteado pela minha professora de computação.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim, merece. Pois creio que serve de exemplo para outras pessoas.
Mensagem para os leitores: Agradeço por obterem o livro Oxi ! Creio que gostarão, pois, além de ter contos trágicos, não deixam de ser engraçados.

Obrigado pela sua participação.

2 comentários:

  1. O livro é muito interessante. São fatos reais, contados de uma maneira divertida e em linguagem nordestina. Será também muito importante nas Faculdades de Letras, Literatura, Considero que seria muito bom , o livro OXI, estar entre um dos livros , para vestibulas nessas áreas acima. Parabéns.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã: agradeço-lhe, mas lembre-se dos seus muitos e lindos livros, que já serviram de trabalho para faculdades e escolas. E ainda você tem o dom de fazer palestras. Continue com sorte. Saudades. Onilda.

      Excluir