sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Entrevista com Ricardo Carneiro Leão Dr. Poeta - Autor de: SIMPLICIDADE

Quando calouro na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu – SP, em 1971, recebeu o cognome de Tupamaro. Identificou-se perfeitamente que até os dias de hoje muitos dos seus colegas ainda o chamam por esse cognome. Formado em Medicina em 1976, especializou-se em Ortopedia e Traumatologia. Escreve poemas desde a adolescência. Mas foi apenas em 2009 que decidiu publicar seu primeiro livro, Deserto de Concreto, atendendo a pedidos de vários amigos que ao lerem seus poemas o incentivaram a brincar de poeta. Foi uma brincadeira que parece não ter fim. Transformou seu poetizar em um passatempo, principalmente durante as madrugadas, não de insônia. Acorda, escreve e volta a conciliar o sono sem a menor dificuldade. Escreve também no consultório e até mesmo no trânsito quando rapidamente rascunha alguns versos para serem trabalhados posteriormente. Foi no lançamento do seu quinto livro, Convite, que adotou definitivamente o epíteto de Dr. Poeta. Nascido na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo no dia 13 de março de 1951. Continua exercendo a Medicina como profissão. Continua escrevendo e publicando livros de poemas por diversão. Sem preocupar-se em ocupar, um dia, um lugar entre os poetas e literatos. Escreve porque gosta. Não escreve para que outros gostem.

Outras obras do autor:



Simplicidade
Neste tema simplesmente complicado e fascinante Ricardo, nosso Doutor Poeta, coloca nas páginas deste livro de poemas toda simplicidade que as palavras podem chegar aos nossos corações provocando nos leitores indignação, críticas construtivas, destrutivas e também indiferença.

A PESSOA CERTA

Amar é uma arte.
Saber amar
É uma virtude.

Só quem ama
E é amado
Conhece os motivos
De ser um eterno
Apaixonado.
Não espere que alguém
Venha te ensinar
A amar.
Procure ser
A pessoa certa
Para alguém,
Para que esse alguém
Possa ser a pessoa certa
Pra você.
Somente assim
Você irá pôr
Em prática a virtude
De amar
Que trazemos no coração
Sem que ninguém
Tenha nos ensinado.

ricardo@drpoeta.net

drpoeta.blogspot.com


Olá Ricardo. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Poemas diversos com temas do cotidiano. Foi escrito por puro prazer de divulgar o meu trabalho que é meu passatempo. Destinado para todas as idades.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Este meu livro de número nove. Tenho muitos poemas escritos e pretendo divulgá-los em muitos outros livros. Continuo escrevendo.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Se pensar na parte financeira aconselho desistir. Eu escrevo porque gosto do que escrevo sem me preocupar em escrever para que os outros gostem. Arco com todas as despesas com retorno praticamente zero. Amo escrever.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Pela internet.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim, amante que sou da leitura, merece ser lido e não somente, meus poemas têm que ser sentidos. Se o leitor simplesmente abrir e ler para me agradar, peço que não leia. Não perca seu tempo. Que fique assistindo novelas e big brother.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário