30 março, 2016

Entrevista com Jacira Munduruca - Autora de: LÍRIOS DO VALE

Nascida na cidade de Utinga-Ba, a 1º de junho de 1949, Formada em História (FEB) e Pedagogia (FENM), especilizada em Administração Escolar (FENM) e pós-graduada em Alfabetização (IAT-BA). Exerceu a docência nos níveis Fundamental, Médio e Superior, Cursos para Formação de Professores, atuou como Coordenadora Pedagógica em várias Secretarias Municipais de Eduicação no Estado da Bahia. Atualmente aposentada, escreve poesias e as publica na internet  e no Jornal Gazeta Cidadã-SP.

Obra composta por 90 sonetos, divididos em duas partes:Parte 1-Sonetos Míticos, contendo 50 sonetos sobre os deuses e os heróis da Mitologia Grega e Parte 2 - Sonetos Variados, com temas sobre  vida,morte, amor, família, saudade, amizade, virtudes, valores e saberes.






Olá Jacira. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Como um livro de sonetos, Lírios do Vale, se esmera na expressão poética, contendo duas partes distintas, de acordo com a temática abordada: a primeira prioriza os deuses e heróis da Mitologia Grega, por entendê-los como símbolos culturais importantes para a compreensão da civilização ocidental e a segunda que enfoca temas diversificados, relacionados com a experiência humana, tais como: vida, morte, saudade, perdão, etc. A ideia de escrevê-lo, surgiu de forma natura, como surgem os poemas que escrevo, espontaneamente, pelo exigente chamado da inspiração. O meu trabalho se destina ao leitor comum, não tem especificidade de público, embora reconheça que a primeira parte vai atender precipuamente ao interesse dos aficionados de Filosofia, Mitologia e História. O público principal é o apreciador da linguagem poética.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou uma Pedagoga e Professora aposentada, mas sempre gostei de escrever, tendo escolhido o verso como minha forma própria de expressão. Descobrir significados, atribuir sentidos à vida, às pessoas, ao Universo, sempre foi um exercício de contemplação, compreensão e expressão da realidade, para mim. Considero seja esse o primeiro de muitos outros livros, porque sou uma escritora apaixonada, inspirada e faço da escrita, a minha forma de estar no mundo.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acredito que a vida do escritor é um desafio contínuo dado a pouca prática da leitura no país, principalmente a Poesia, que é um gênero apreciado e pouco lido, devido ao esquecimento a que é relegado em escolas, universidades, círculos culturais importantes e também no cotidiano. Se se lesse poesia como se  lê o jornal, todos os dias, nosso povo pensaria, sentiria e escolheria melhor o seu paradigma de vida e também os seus sonhos. Mas o escritor não pode desistir, precisa insistir, porque há esperança que a leitura competente passe a ser uma necessidade e um prazer para o brasileiro.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Nesse processo de produção do material para a edição do livro, tive a ajuda inestimável do meu grande amigo e escritor Cacildo Marques que apresenta e prefacia este trabalho e que me orientou e me apresentou à Scortecci Editora, a qual me satisfez plenamente em atendimento, cuidado e qualidade.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Quem diria a algum leitor que não lesse o livro que escreveu com tanto empenho, amor e cuidado? Seria como rejeitar um filho. Claro que recomendo a leitura de Lírios do Vale, porque é um livro que expressa a minha alma, o meu olhar sobre o mundo e o grande amor que tenho à vida e à humanidade. Para o leitor, quero afirmar que a Poesia alimenta a alma, glorifica o amor, gesta belos sonhos e lhe dá asas para voar cada vez mais alto. Muito obrigada.

Obrigado pela sua participação.

6 comentários:

  1. Me emocionei com sua entrevista, Jacira Munduruca. Fico muito feliz em saber que seu sonho foi realizado, você merece tudo de maravilhoso nessa vida

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com sua entrevista, Jacira Munduruca. Fico muito feliz em saber que seu sonho foi realizado, você merece tudo de maravilhoso nessa vida

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! Parabéns amiga Jacira Munduruca! Amei suas respostas,com certeza é o primeiro livro de muitos que irá publicar.Vc merece todo sucesso.Bjs,minha querida.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Parabéns amiga Jacira Munduruca! Amei suas respostas,com certeza é o primeiro livro de muitos que irá publicar.Vc merece todo sucesso.Bjs,minha querida.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Jacira...Vc. sempre gostou ou melhor é apaixonada pela leitura e escrita, as quais engrandece nossos horizontes...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns professora Jacira Munduruca, sucesso a senhora merece!

    ResponderExcluir