28 março, 2016

Entrevista com Vanda Lúcia da Costa Salles - Autora de: SE EU LHE DER O SOL VOCÊ NAMORARIA COMIGO?

Nasceu em Italva/RJ/Brasil, em 25/04/56. É Professora em Literatura em Língua Portuguesa(UERJ/FFP-SG),  Especialização em Literatura Infanto-Juvenil (UFF-NITERÓI), Especialização em Arteterapia na Saúde e na Educação(UCAM-RJ). É membro de várias Entidades nacionais e internacionais. Possui vários livros publicados, o mais recente intitula-se “Cantigas para a Mulher do Século XXI” (poesia, 2014) e “Se Eu Lhe Der o Sol Você Namoraria Comigo?”( infanto-juvenil, 2015). Participação em antologias nacionais e internacionais. Já recebeu vários prêmios, troféus e menções honrosas por trabalhos poéticos e culturais nacionais e internacionais.

Com prefácio da escritora Filomena Vieira ( conhecida também como Filomena Embaló) e refinadas ilustrações de Paloma Dalbon, o livro infanto-juvenil   ‘SE EU LHE DER O SOL VOCÊ NAMORARIA COMIGO?” , da escritora Vanda Lúcia da Costa Salles, tece uma dimensão fantástica de entrelaçamento entre  o real e o imaginário, além de  convidar-nos a adentrar na Vila do Sol dos Ipês Amarelos  e tornar-mo-nos pessoas especiais no exercício de nossa ternura fecunda na plenitude do convívio com personagens, tais como, o Amor Incondicional  e a Esperança, o menino Miguel, o João Pedro, a Vivian, a Gigi, a Fada de Muitos Nomes,  o avô Chaline e o Búfalo Falante.
Oi, Meu Bem! Você mesmo que abre o livro no agora. Saiba, aqui estamos como fruta madura! Meu bem, dá-me o prazer e atravesse a pequena ponte... que nos levará a Vila do Sol dos Ipês Amarelos. Entre coisas de bem-te-vi e pirilampos, encanto há. E nesse lugar o prazer abraça forte o instante. Venha! Aprendamos o que nos ensina o avô Chaline e sua família maravilhosa: a pensar e cantar com poesia. A vivenciar na prática o Amor Incondicional e a Esperança. Aguce a curiosidade e descubra o lugar do infinito no amoroso olhar, posto que: Se eu lhe der o sol você namoraria comigo?
Vanda Lúcia da Costa Salles

Olá Vanda Lúcia. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Esse livro infanto-juvenil contém pequenas aventuras em que o maravilhoso se espraia para que o real se torne poético.
Surgiu a partir do diálogo com o Miguel Dalvi, meu sobrinho-neto de 8 anos, que pediu-me fazer um livro que alegrasse a sua escola, mas também que eu lhe desse uma luva nova de agarrador de gols.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
SE EU LHE DER O SOL VOCÊ NAMORARIA COMIGO? é o meu segundo livro infanto-juvenil.
Possuo publicados poesia, contos, ensaio de arte, tais como, arteterapia.
Também sou professora no Rio de Janeiro, onde realizei e realizo projetos vivenciais sobre a questão da Leitura e Escrita com alunos de escola pública e professores.
Até porque penso/vivo o Museu Pós-Moderno de Educação...

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Como pessoa humana, professora e escritora, penso que é uma luta historicamente árdua, não só no Brasil. A questão da Leitura e Escrita humana assusta porque tange a questão da Liberdade e da conscientização de  humanização. Entretanto, a vida de escritora (o), em meu ponto de vista é gratificante, porque podemos construir pontes. E creio, eu as lanço!!!
Assim, creio.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Algum tempo pensava em publicar pela Scortecci Editora, daí surgiu em minha vida a Pingo de Letra e esta incrível parceria com a ilustradora Paloma Dalbon (iluminou os personagens desse nosso livro).

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim, porque conhecer o avô Chaline e sua família maravilhosa, vivenciando na prática o Amor Incondicional e a Esperança, além do lugar do infinito no amoroso olhar, é um privilégio!
E é uma grande obra em Língua Portuguesa, a qual amo imenso.
Não tenha medo, sejamos privilegiados!!!
E beijo grande, no profundo do coração, querido(s) leitor(es).

Obrigado pela sua participação.

2 comentários: