quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Entrevista com Evaní Alves Moreira - Autora de: HUMANIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES

Evaní Alves Moreira
Nasceu no interior da Bahia, em Rumo, distrito de Itaetê na Chapada Diamantina, interior da Bahia, em 12 de abril de 1976. Primeira de sete irmãs, é filha de Antonio Marques e Rosália Alves. Reside em São Paulo desde 2000. Formou-se em Recursos Humanos e fez pós-graduação em Psicologia Organizacional no Centro Universitário Ítalo Brasileiro. É artesã, compositora, escritora de poesia e histórias infantis. Em 2013, publicou o livro de poesia Vale da Inspiração.




Este livro, inicialmente apresentado como monografia de conclusão de curso de pós-graduação em Psicologia Organizacional, analisa a questão da humanização e qualidade de vida do colaborador em organizações, em especial condominiais, e as técnicas para gerir, valorizar, reconhecer, manter e reter seus talentos. Evaní Alves Moreira aborda ainda temas como bem-estar, saúde psicológica, saúde emocional, saúde mental, saúde ocupacional e saúde física, com foco na melhoria da qualidade de vida tanto de gestores como de subordinados, dentro e fora da empresa. 

Suas conclusões apontam que, uma vez preocupadas com a produtividade e qualidade dos seus produtos, as empresas devem estar atentas também à saúde e bem-estar da equipe e investir na qualificação dos colaboradores, independente dos níveis hierárquicos.

A presente obra tem como objetivo principal abordar problemas de saúde psicológica sofridos pelos colaboradores em algumas empresas, especialmente funcionários de condomínio, área com foco bastante voltado para a área financeira e os condôminos. Atualmente grande parte das pessoas busca uma vida bem-sucedida no mundo corporativo num tempo em que a tecnologia, embora facilitadora de uma série de tarefas no dia a dia profissional, torna-se ao mesmo tempo um obstáculo na vida social de colaboradores e gestores; da mesma forma, grande parte dos trabalhadores se angustia com a dificuldade de conciliar vida profissional, pessoal e familiar. 

Buscando entender os motivos que levam tantas pessoas a se afastarem de suas atividades por questões de saúde, procurou também levantar questões que possam trazer novo modelo de gestão com base no bem-estar dos subordinados e, consequentemente, na melhora do clima organizacional e no aumento da produtividade das empresas.

Olá Evaní. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Meu livro se trata de questões complexas nas organizações. Analisa a questão da humanização e a qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora da empresa. Aborda as técnicas para gerir, valorizar, reconhecer, manter e reter seus talentos.
A ideia surgiu quando procurava um tema para o trabalho de monografia, e observando o que acontecia na empresa onde trabalhava eu vi a necessidade de entender o porquê de muitas pessoas estressadas com o trabalho inclusive com a forma de serem tratadas pela liderança.
Esta obra se destina a todos (CLT) e líderes.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou de Rumo Bahia, na Chapada Diamantina.Tenho uma família maravilhosa, meus pais, minhas irmãs e sobrinhos. Somos unidos graças a Deus. Gosto de cantar e compor. Tenho outras obras prontas para serem publicadas e uma obra para exposição.
Este é o segundo de vários livros que virão se Deus me permiti. Não me contento com apenas uma árvore, gosta de floresta rs.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A vida de escritor no Brasil, se for viver disso é mais fácil arrumar emprego na crise rs, mas se consegue entre poucos um público que admira e valoriza esta dádiva que é escrever.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Fiquei sabendo da editora Scortecci pesquisando em livros entrei em contato e estou aqui a 3 anos.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Meu livro merece ser lido sim, tenho certeza que ele abrirá a visão de muitos líderes e colaboradores que por sua vez ainda não conseguiram se comunicar de forma clara e respeitosa profissionalmente. Sempre digo que empresa e colaborador é um casamento e com filhos. Todos precisam se entender, incluindo colegar de trabalho também.
A mensagem que deixo para os leitores, é que procurem entender seus direitos e que não deixem o estresse de trabalho afetar sua saúde para procurar solução depois.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário