07 janeiro, 2017

Entrevista com Mirian Menezes de Oliveira - Autora de: POR QUE MÁSCARAS?

Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes – SP. Membro da REBRA - REDE DE ESCRITORAS BRASILEIRAS, da AJEB – ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E ESCRITORAS BRASILEIRAS, Embaixadora da DIVINE ACADÉMIE FRANÇAISE DES ARTS DES LETTRES ET DE LA CULTURE. Possui livros de poemas e textos publicados em inúmeras Antologias. Em outubro de 2014, em parceria com dois artistas, participou de Exposição no Carrosel du Louvre: Trilha de Olhares: Verde Órion.

Esta pergunta nos acompanhará por toda a vida!
O que é felicidade?
A única certeza que temos é que ela não nos será ofertada, sem um preço alto.
É preciso fazer as escolhas corretas... e quanto às drogas?
Vale refletir sobre isso!
Por que máscaras? induz-nos somente a pensar sobre esses assuntos... de maneira suave e tranquila...através de imagens e singelas frases...
Refletir é preciso!

Olá Mirian. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro POR QUE MÁSCARAS? possui 15 anos de idade. Tal como a Bela Adormecida encontrava-se em estado de sonolência profunda, aguardando o momento de emergir. Guardei-o na gaveta de minha escrivaninha, pensando, inicialmente, que poderia destinar-se a leitores iniciantes, sugerindo reflexões acerca da importância das boas escolhas na trajetória existencial. Depois de finalizado, percebi que se destina a qualquer faixa etária. Cada leitor realizará as inferências e leitura das entrelinhas, conforme sua vivência.
A vida é um grande ponto de interrogação... (página 4).
Se pretendemos formar cidadãos críticos e leitores do mundo, as reflexões sobre nossa existência devem começar no período de gestação, quando se estabelece um diálogo profundo entre o universo extra  e intrauterino. Seguindo esta linha de pensamento, POR QUE MÁSCARAS? pretende instigar questionamentos a respeito da vida e a possibilidade de viver, sem muitos artifícios... longe das drogas e das aparências....

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou apaixonada pelo universo da leitura (leitura de letras, imagens, cores, texturas...) A Literatura sempre foi uma de minhas melhores amigas; acompanhou-me desde tenra idade, nos momentos de alegria, tristeza, reflexões...
Em relação à minha produção literária, este é meu primeiro livro infantil publicado. Tenho dois hibernando na mesma gaveta da escrivaninha, esperando o momento de nascerem de fato...
Escrevi dois livros de poemas: o primeiro pela Editora TRIOM, com apoio do CETRANS (CENTRO DE TRANSDISICPLINARIDADE) e o segundo pela Editora SCORTECCI, chancelado pela REBRA – REDE DE ESCRITORAS BRASILEIRAS, presidida pela querida e talentosa Joyce Cavalccante, mulher ilustre.
Participei e participo de inúmeras Antologias, tanto no Brasil, quanto em outros países, como França e Portugal. Publiquei diversos textos em Antologias bilíngues (em espanhol, francês, inglês), por esse motivo não consigo citá-las no momento. Também tenho receio de deixar de mencionar alguma Editora ou órgão do qual participo.
Enfatizo, entretanto, que, anualmente, sempre participo de uma ou duas Antologias pela Editora SCORTECCI e pela REBRA, que é conveniada.
Publico, quinzenalmente, crônicas para o Projeto Divulga Escritor e estas se encontram no universo digital.
Sonhos?
Muitos... mas o futuro a Deus pertence!

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É um desafio! Todos os escritores que conheço, possuem algum ofício. No meu caso, sou professora! Entretanto, o mercado editorial cresceu muito e, hoje em dia, as pessoas tem se aventurado nas letras.
Temos aqui um problema histórico, que necessitará sempre de um olhar carinhoso de todos os envolvidos, sem deixar de mencionar a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas, capazes de alavancar a leitura e a LITERATURA.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A equipe SCORTECCI desconhece esse fato, mas, antes mesmo de publicar meu primeiro livro de poemas, eu já tinha ótimas referências a respeito dessa Editora. Infelizmente, não a procurei no início (MEU ERRO!). Minhas investidas no mercado editorial foram terríveis (frustrantes), no princípio dessa história. Tive contato com Editoras Fantasmas, que ofereciam a primeira chance aos escritores iniciantes: Publique seu primeiro livro, pela metade do preço de mercado! BLÁ... BLÁ... BLÁ... Perdi dinheiro, fiquei triste, mas APRENDI muito.
O CETRANS, grupo de estudo, do qual participo, estendeu-me as mãos... Eis que surge o primeiro livro: O CIENTISTA E A POETA. Digo que surgiu em KAIRÓS (tempo correto)...
Quanto à SCORTECCI, da qual só ouvia coisas boas, entrou em minha vida pela REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras). A partir daí, foram Antologias, livros individuais...
Tenho muito a agradecer!

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Espero que o conceito pretendido alcance os leitores de todas as idades!
POR QUE MÁSCARAS? foi concebido, com muito carinho... As singelas frases e ilustrações deixam espaço para a interlocução e para muitas entrelinhas... Graças ao tratamento das imagens, realizado por Paloma Dalbon, da equipe PINGO DE LETRA – SCORTECCI, as cores fazem parte essencial da leitura. Este livro é para ser lido como um todo: no texto escrito e nos textos imagéticos... A interpretação é mais profunda do que parece à primeira vista!
PARABÉNS, EQUIPE SCORTECCI! NOSSO DIÁLOGO É PERFEITO!

Obrigado pela sua participação.

6 comentários:

  1. Sucesso sempre querida Mirian Menezes, o seu carisma, a sua alegria de viver, a sua simplicidade que encanta e o seu amor a vida, resplandece em teus textos. Imagino o conteúdo maravilhoso que guardou por tanto tempo e agora nos oferta. Amei a foto!!! Parabéns querida amiga escritora, mil abraços no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida poetisa Janete Sales, por quem possuo imensa admiração! Um grande abraço e muitíssimo agradecida pela leitura!

      Excluir
    2. Muito obrigada, querida poetisa Janete Sales, por quem possuo imensa admiração! Um grande abraço e muitíssimo agradecida pela leitura!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muitíssimo agradecida e honrada por sua leitura, Alexandra Jacob! Um forte abraço!

      Excluir