domingo, 12 de fevereiro de 2017

Entrevista com Roswyta Ribeiro - Autora de: O CONSTRUTOR DE AMIGOS Príncipe Poeta Que Reina Além Das Montanhas

Nasci no município de Campina Verde, no triângulo mineiro. Ter nascido neste jardim livre tem um significado original para a minha vida: sou profundamente orgulhosa dessa fazenda Cruz da Retirada Bonita. Com formação em Comunicação Social e com experiência em artes abstratas, resido atualmente em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Sou uma conquistadora de cada dia, nessa ciranda sem fim, onde somos resultado do caminho percorrido e nos visualizamos completos. É nesse cenário que adquirimos lições, manias, perdas e vitórias, naturalmente. Trabalho muito, organizando bem o meu tempo. Os valores familiares me proporcionam paz. Caminhar com vento batendo ao rosto é adorável, soltar a imaginação fértil em dias tranquilos me proporciona serenidade. Sentir o sabor da vida é sempre muito bom! Soma energias divinas, assim, sou Natureza, luz clara da alegria, sou o som de cada silêncio no infinito da eternidade. Sou derrota e vitória num clima de amor profundo no infinito da Liberdade. Sou sensação e emoção em cada descoberta humana, sou apenas uma mulher que se ama, feliz, livre para agir e pensar, doar-se a cada dor e sorriso, que tem a coragem certeira de viver e amar!
Este livro embrionário é um tributo ao carinho, a singeleza da amizade das gentes de minha terra e à sofisticação das  montanhas de Minas. Em "O CONSTRUTOR DE AMIGOS  Príncipe e Poeta Que Reina Além das Montanhas"  -  atribuímos valores para viver em sociedade, com respeito, onde a arte da boa amizade é aplicada de maneira justa e generosa. Tais respostas o leitor as dará para si mesmo, após sua caminhada com esse Príncipe Poeta Que Reina Além das Montanhas.

“Um tributo ao carinho, à singeleza da boa amizade das gentes de minha terra e à sofisticação das montanhas de Minas.”
Roswyta Ribeiro


Olá Roswyta. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Em "O CONSTRUTOR DE AMIGOS" atribuímos valores para viver em sociedade,  com respeito,  onde a arte da boa  amizade é  aplicada para entreter de maneira justa um amigo, um companheiro, um irmão que  se sinta especial naturalmente.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eis-me diante de um sonho realizado, mas jamais finalizado. Sim, meu primeiro livro editado. Outros virão em breve.  Acho que nossos sonhos são asas que nos permite voar, portanto, minha meta é o infinito. Quanto a plantar árvores sempre as plantei, filhos tenho muitos de coração sou tia coruja, escrever livros agora é minha vez de soltar a imaginação e construí-los.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Desejo ressaltar que não penso nas dificuldades, sou determinada sigo otimista e entusiasmada. Quem gosta de ler vai ler sempre. Quem sonha em escrever esta resgatando valores de aprendizagem enriquecedora. Não penso negativo. Penso em compartilhar com as pessoas o que eu amo. A humanidade tem sede desse conceito de gratidão, de desafios em canções!

 Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Sempre desejei editar um livro.  Mas como? Busquei informações via internet onde pudesse realizar cursos, buscar informações através de pessoas que sabem fazer a diferença. Fui generosamente recepcionada pelo Prof. João Scortecci, quando cheguei a São Paulo para a primeira aula e posteriormente nos tornamos uma irmandade.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Pois é, este livro é um tributo ao carinho, a singeleza da boa amizade das gentes de minha terras e a sofisticação das montanhas de Minas. Será possível pensar o Brasil - e para além dele - sem o nosso Pão de Queijo e deliciosos Romeu e Julieta? Tais respostas o leitor as dará para si mesmo, após sua caminhada com esse príncipe poeta que reina além das montanhas.

Obrigado pela sua participação.

7 comentários:

  1. A escritora Roswyta Borges Ribeiro em sua obra "O Construtor de Amigos" revela os requisitos de formação humana fundamentados em princípios e valores humanísticos. Esses valores tratados em prosa pelos encantadores personagens "Pão de Queijo", "Constância Polivalente", "Romeu e Julieta", "Cafezinho da Manhã" constituem uma grande colaboração ao pensar e agir pedagógico, por meio de uma abordagem holística sobre as experiências das relações humanas como processo de formação educativa para a eqüidade social, ética, respeito e amizade.
    Parabéns à Editora Scorteci pela publicação da entrevista com a referida autora!
    Parafraseando ROSWYTA, "abraços em laços",

    Maria de Lourdes Caixeta Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amadinha amiga-irmã Dinha, usarei a mesma linguagem diária entre nós de ternura pela unidade da vida de Construir Afeto e Amigos. Você é esta Beleza Viva de Humanidade, doutorada em Educação, tão incansável seu olhar carinhoso é um farol em minha trilha das letras. Gratidão sempre, beijos Roswyta

      Excluir
  2. Você,Ivan Rodrigues,forte e valente Ivan...mas estando distante e falando de Minas,das iguarias mineiras e falar das encantadoras paisagens de minha terra e da minha gente,tudo isso me constrange o peito!...mas o papo com os amigos renova a minha alma;Como vivenciei parte de minha vida nessa terra e tendo o prazer de ser conterrâneo da poetisa,afirmo que uma das mais belas fases da minha vida ali vivi.Agora,entretanto,a poetisa Roswyta me deixa em dois extremos:vivo o romantismo ou vivo o realismo ?Meu Deus,enquanto não me ajudar a discernir, vou vivendo nesse silogismo,pois acho que jamais consigo emergir dessa inexorável realidade,mas,repentinamente,quando vejo estou imerso no mundo mais abscôndito do romantismo e da pararealidade!

    ResponderExcluir
  3. Ivan meu amor,você encanta-me sempre. Responsabilizarmo-nos pelo teor dessas mensagens, nos certificando de que nosso bem-estar, é uma opção sempre aberta para nós e para nosso coração romântico e razão realista. Amado, a coragem segue-nos bem de perto enquanto os anos de afastam registrando em nós um amor certeiro e livre de preconceitos. A coragem faz de nós dois preces de amores por todas as etapas de nosso caminho focalizando que o aproveitemos ao máximo na vida! Você, é a dádiva de amor na minha vida! DEUS lhe pague... beijos. Rose

    ResponderExcluir
  4. É por tudo isso que vc tem a facilidade de transformar letras em palavras, palavras em frases, frases em lindos textos... Parabéns....

    ResponderExcluir
  5. Parabéns tia.
    Você é essa pessoa, que entende a visão sobre todos que tem a alegria de sua amizade. Sabe abordar assuntos sobre alma e coração com a mesma facilidade do seu - "bom dia meus amores..." kkkk tia amo você. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir