domingo, 2 de abril de 2017

Entrevista com Antônio Galdino - Autor de: LIRISMO POÉTICO, SAUDADES DE VOCÊ e PARA QUEM AMO

Antônio Galdino
Nome literário de Antônio Galdino Alves de Souza – Nascido em Massapê Estado do Ceará. Cursou Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, pós-graduado em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.
É mestrando em ciências da educação.
É escritor poeta e membro da A.B.L. Academia Barreirense de Letras.
Editou em parceria com Lázaro Coelho da Costa, o livro - FRUTOS DA IMAGINAÇÃO.
Publicação solo- O livro - FRUTOS DA INSPIRAÇÃO
E o livro PENSANDO EM VOCÊ.
Participou das Antologias - Poesias Encantadas; VI, VII, VIII, IX.

A poesia tem uma linguagem poética das mais interessantes, ela mexe com os sentimentos e a sensibilidade do poeta e do leitor. Se o leitor for estimulado à leitura poética desde a sua juventude, seu mundo literário se tornará mágico e agradável. A relação entre o pensar e o sentir implica um jogo de palavras que seduz o leitor a fazer um contato mais aprofundado com a poesia, pois esse momento é fascinante e imprevisível. O leitor se envolve, como num conto de fadas, e navega nas estradas coloridas e imaginárias do seu “EU” poético e lírico na busca de um final feliz. Eis a razão sublime do prazer de ler poesia! A leitura por si só, seja ela qual for, já nos enriquece o intelecto de sabedoria.  E em especial a leitura lírica e poética nos enriquece a mente e a alma!

O trabalho literário aqui apresentado foi estruturado de forma que o leitor, ao tomar parte na sua leitura, possa adentrar na intimidade da sensibilidade do autor, pois a modalidade escolhida pelo escritor foi o verso, e em especial o gênero lírico, em que os seus sentimentos de poeta são verbalizados e escritos para causar emoção no leitor. Mesmo que as mensagens não estejam tão claras em seus versos, o leitor tem total liberdade para fazer uso do seu eu poético e, assim, descobrir nas entrelinhas as evidências do texto. A partir de então o leitor começa a interagir sentindo-se coautor ou personagem do enredo poético. Portanto, convém ao leitor navegar nesse mar de sonhos e curtir as delícias da sua própria imaginação. Que assim seja!

A poesia, como gênero literário, sempre chamou a atenção do leitor e, como arte ela provoca curiosidade e encanta por si só, e a sua magia vai além da expressão metafórica, pois é a riqueza de linguagem figurada que faz com que o leitor busque nas entrelinhas o que não está explícito no texto superficialmente, há de se fazer uma leitura mais apurada da poesia, tal como se faz ao lapidar o diamante para que se tenha um brilhante de alto quilate. Aí sim ficam claros e evidentes o sentimento e a mensagem do poeta, e para o leitor a leitura se torna prazerosa. Portanto, caro leitor, não se negue a oportunidade de ler este livro, com certeza você vai gostar, pois será uma viagem fascinante e maravilhosa! Que assim seja!

Olá Antônio. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Lirismo Poético
O presente livro trata de poesia, pois esse é o meu Gênero literário preferido.
Eu sempre foi dado a leitura e a declamar poesias. O público alvo de minha poesia é a juventude e o adulto que goste e se identifique com a poesia.
Saudade de você
O livro trata de poesias líricas e outras modalidades.
A ideia surgiu com o propósito de participar do jornal cultural do grupo que eu frequentava. O público alvo é o jovem e os adultos que gosta de poesias.
Para quem amo
Nesse livro o gênero literário é o verso, onde a poesia se faz presente. Ler e declamar poesia sempre faz parte do meu dia a dia literário e artístico. O meu público é a juventude e o adulto que gosta se identifica com a poesia

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu sou professor, pedagogo com especialização em orientação educacional e mestrando em ciências da educação. Eu já publique 6 livros solo, e participei de 6 antologias. Eu sou membro da Academia Barreirense de Letras, e por gostar de literatura continuarei escrevendo poesias e principalmente na modalidade lírica.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
O escritor profissional precisa de uma estrutura para atender a demanda. Tem que ser muito bom no que faz, mas como simples amante da literatura e das letras, o escritor é como tanto outros artistas que tem dificuldade de apresentar e publicar as suas obras. Por falta de patrocínio e incentivo público, o escritor tem dificuldade de publicar suas obras e de ter retorno suficientes para lhe manter
Já o amador tem grandes dificuldades de tornar público os seus trabalhos artísticos, quase não há apoio por parte do poder público e de patrocinadores, pois pouco acreditam em quem está começando como escritor.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através da internet.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
A poesia tem uma linguagem poética das mais interessantes, ela mexe com os sentimentos e a sensibilidade do poeta e do leitor. Chama a atenção do leitor e, como arte ela provoca curiosidade e encanta por si só. Os livros foram estruturados de forma que o leitor, ao tomar parte na sua leitura, possa adentrar na intimidade da sensibilidade do autor
A minha mensagem é de que: ler poesia é uma terapia, é puro lirismo e nos faz acreditar no amor. Amar faz bem ao corpo e a alma dos amantes. Portanto, vale à pena esse tipo de leitura, ela enrique o intelecto do leitor.


Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário