08 maio, 2017

Entrevista com Adolfo Plínio Pereira - Autor de: UMA LIDERANÇA DE VALOR

É mestre pelas Faculdades Associadas de Ensino, quando pesquisou, entre 451 trabalhadores, as correlações entre Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho. Apresentou sua pesquisa no 47º Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração em Lima, Peru. É autor do livro: Liderança Humana e de Resultados escrito com base nessa pesquisa, a qual também é um dos pilares deste livro. Adolfo Pereira é especialista em Gestão Avançada de Pessoas pela PUC – Pontifícia Universidade Católica. Formou-se em Administração pela Fundação de Ensino Octávio Bastos. Foi coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade Pitágoras, campus Poços de Caldas. Lecionou no Centro Paula Souza, Facab, Iesf – São Francisco, Senac e Senai. Por mais de 25 anos atuou em empresas de grande porte 
em cargos de liderança. Foi também gerente da Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista. Tem artigos escritos para várias revistas e sites, entre eles: UOL, Atitude Empreendedora e revista Paróquias. É criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Adolfo Pereira se define como: um ex-catador de algodão que tornou-se um professor apaixonado pela profissão.

O livro traz conceitos importantes sobre liderança, motivação, poder, gestão de pessoas e comportamento humano nas organizações. Tem como destaque a Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados, que é uma forma eficaz de liderar equipes, criada com base em várias pesquisas, estudos e aplicações práticas. A HumaRes® vem mostrar aos interessados no fenômeno liderança que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança moldada pelo genuíno interesse em fazer bem-feito. Para conquistar esse alto nível de gestão da equipe, mesmo com todas as variáveis e influências que estão em torno das relações de trabalho, o autor traz conceitos importantes, sugestões, exemplos e dicas imperdíveis, em total sintonia com os acontecimentos da vida e do trabalho, que contribuirão em definitivo para o sucesso do gestor em sua missão de liderar. Este livro foi escrito aos que atuam como líderes e potenciais líderes e, em especial, aos que queiram mergulhar no mundo da liderança.

Olá Adolfo. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.


Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro: Uma Liderança de Valor aborda o tema liderança em seus mais variados aspectos. Traz conceitos importantes sobre liderança, motivação, poder, gestão de pessoas e comportamento humano nas organizações. Tendo como destaque a Metodologia HumaRes® - Liderança Humana e de Resultados que é uma forma eficaz de liderar equipes, criada com base em várias pesquisas, estudos e aplicações práticas. A HumaRes® vem mostrar aos interessados no fenômeno liderança, de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito.
A inspiração nasceu na Dissertação de Mestrado (2012), pois ao concluí-la percebi que tinha um rico material para transformá-lo em um livro, em especial, para apresentar os resultados da pesquisa que realizei com 451 trabalhadores sobre o tema liderança. Assim nasceu o primeiro livro: Liderança Humana e de Resultados (2014), o qual tive a felicidade de vender todos os 500 exemplares num curto espaço de tempo. Foi uma excelente experiência, pois o livro foi muito bem avaliado pelos leitores.
Apesar da presença equilibrada entre teoria e prática no primeiro livro e, também da minha preocupação em usar uma linguagem bastante acessível para todos os públicos, detectei que, se trabalhasse três aspectos numa nova publicação, o livro poderia tornar-se ainda mais atraente.
Assim, surgiu a ideia de reescrever o primeiro livro, tendo os seguintes cuidados: a) Atualização dos conceitos da liderança, já que três anos se passaram e muita coisa aconteceu nesse período; b) Explorar mais cada situação prática e conceito apresentados aos leitores, dando exemplos e dicas de como eles deveriam agir diante de situações semelhantes que estivessem vivenciando, ou venham a vivenciar, tanto na dimensão profissional como na pessoal. Ofertando-lhes um passo a passo seguro para tornarem-se líderes efetivos e admirados na sua forma de agir diante de todos; c) Apresentar com mais clareza a Metodologia HumaRes® - Liderança Humana e de Resultados, método eficaz e eficiente de liderar criado por este autor com base em um rico conjunto de experiências na gestão de equipes e pesquisas profundas sobre o assunto liderança.
As atualizações fizeram com que o livro dobrasse de tamanho em relação ao primeiro e trouxesse uma linguagem ainda mais acessível e direta. Os conceitos primordiais da liderança foram preservados, pois trazem qualidade científica às abordagens, contudo, são as dicas e discussões sobre as situações práticas da vida e do trabalho em equipe que se destacam no livro.
Portanto, o livro: Uma Liderança de Valor é um livro para os profissionais de gestão; para os acadêmicos; para os estudantes; para líderes em qualquer tipo de organização privada ou pública, empresarial ou ONG; para os que planejam ser líderes de equipes; para pequenos, médios e grandes empresários; para jovens e maduros e, principalmente, para os que gostam do tema liderança.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Este é o meu segundo livro. E, já estou trabalhando no terceiro livro onde devo abordar o tema Gestão de Pessoas na prática para pequenas e médias empresas, cujo esforço será trazer ferramentas e processos estruturados de gestão de equipes, de fácil aplicação no ambiente de trabalho e em sintonia com as dificuldades enfrentadas pelos gestores de pequenas e médias empresas.
O quarto livro já está em mente e deve fugir da área acadêmica, pois pretendo trazer minha história de vida, envolvida por muitas lutas e superações no intuito de incentivar as pessoas a seguirem em frente em busca de seus sonhos e ideais apesar das dificuldades que invariavelmente se apresentam no caminho.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Sem dúvidas, ser um escritor no Brasil é um desafio que temos de enfrentar com coragem, dedicação e, principalmente, estratégia. A dica que dou aos potenciais autores é criar um público, para isso usar as redes sociais, os contatos, clientes, conhecidos, amigos e parentes. Criar uma expectativa boa junto a eles antes do livro ficar pronto, ou seja, divulgar que está trabalhando no projeto e disponibilizar pequenos trechos do livro para esse público. E, o mais importante, produzir um material de alta qualidade e de interesse desse público cativado pelo autor. Isso dá muito trabalho, como quase tudo na vida, mas facilita bastante a venda do livro para um público direcionado.
Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Acompanho o trabalho da Scortecci há muitos anos. Desde quando a ideia de escrever um livro começou a rodear minha cabeça nos anos 90, fiz pesquisas e encontrei a Scortecci, cujo namoro tornou-se casamento somente em 2014 quando decidi publicar o livro: Liderança Humana e de Resultados. Está sendo uma ótima parceria, tanto que estou publicando o segundo livro com a Scortecci.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Acredito que o meu livro merece ser lido porque traz um conteúdo relevante sobre liderança, porque apresenta situações práticas vivenciadas pelos líderes nas mais diversas organizações, porque traz dicas de como o líder deve agir para tornar-se eficaz e eficiente diante da organização e, principalmente, tornar-se um líder de valor diante de sua equipe. Para ser um líder que vale a pena ser seguido e não simplesmente obedecido. Se o leitor e a leitora gostam do assunto liderança, não podem deixar de ler o livro: Uma Liderança de Valor. O livro deverá ser útil tanto ao que está cursando o doutorado como para o pequeno empreendedor, tanto para o jovem que ainda nem enfrentou os desafios do trabalho em equipe como para a pessoa madura que quer manter-se informada sobre tão instigante assunto.
Gostaria de agradecer a todos que adquiriram o primeiro livro: Liderança Humana e de Resultados e os convido a continuarem aprofundando no tema lendo agora o livro: Uma Liderança de Valor.
Agradeço a todas as pessoas que me apoiam, incentivam e acreditam no meu trabalho. De coração, Muito Obrigado.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário