22 maio, 2017

Entrevista com Jô Iranilda da Silva - Autora de: O LIVRO

Jô Iranilda da Silva
Nome literário de Josefa Iranilda da Silva. É uma pessoa muito dedicada aos filhos, mas em seu coração sempre cabe mais um. Isso a define muito bem. Dentro de sua caminhada pela vida, mesmo em meio às tribulações procurou espaço para ajudar ao próximo. Pessoa alegre, batalhadora, não desiste de seus ideais. Apesar dos percalços alimentou alguns sonhos, dentre eles o de ser escritora. Escolheu como profissão ser advogada, o que conquistou como graduação pela União das Universidades do Estado de São Paulo (UNIESP), no final do ano de 2013, data em que finalizou esta obra. 
Nascida na cidade de Marialva (PR) em 1962, está hoje com mais de 50 anos, segundo ela muito bem vivi-dos. Em O Livro – História da vida real, quer mostrar ao mundo não apenas o sofrimento por sua família e filho vividos, mas também oferecer informações de grande relevância que trouxeram a ela a inquietude de divulgar, com foco único de prevenir, alertar e orientar pessoas quanto aos enganos sobre os sinais e sintomas do câncer cerebral. A publicação desta obra é, portanto, um simples gesto de amor e gratidão.

História da vida real, de Jô Iranilda da Silva, foi escrito com o objetivo de, a partir da experiência pessoal da autora, ajudar outras pessoas que se deparam com situações semelhantes à vivida por ela e sua família: a descoberta de um tumor cerebral em Renato, seu filho, aos 16 anos.
Na luta para chegar ao diagnóstico correto, percebeu que nem sempre as saídas e soluções que lhe apresentaram eram válidas e deu-se conta que, a depender das escolhas que fizesse, corria o risco de perder o filho que tanto ama.
Esta obra, toda baseada em fatos reais – sofridos, repletos de angústia, medo e dúvidas, mas também de fé e amor –, discorre sobre os sinais e sintomas do câncer cerebral, e compartilha com os leitores informações de grande relevância que muito podem ajudar na hora de tomar certas decisões. Jô expõe sua luta e sua história num ato de grande generosidade voltado ao próximo, esperando encurtar e suavizar caminhos no enfrentamento de um cenário tão desafiador.

Olá Josiane. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Trata-se de um alerta sobre o fato de os sinais e sintomas do câncer cerebral poderem ser mascarados, ou seja, diferentes daqueles costumeiramente conhecidos pelos médicos. A ideia de escrever este livro surgiu quando o sentimento de cidadania tomou conta de mim e resolvi gritar para a humanidade que havia como evitar perder seus filhos, familiares ou amigos a doença tão devassadora e cruel. Minha obra tem como público alvo todas e quaisquer pessoas, sem distinção.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Engraçada essa colocação...rs mas a verdade é que tive filhos, plantei uma árvore e escrevi o livro numa ordem normal das coisas, ou seja, sem planejamento, sem projeto propriamente dito. Mas tenho convite para escrever obras jurídicas o que já fazia parte de meus projetos futuros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Discordo da ideia de que o Brasil tem poucos leitores e também discordo da ideia de que a leitura é pouco valorizada, pois tenho sabido que, apesar de a internet ser uma verdadeira epidemia, há uma concorrência muito grande cm o mundo da literatura escrita.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Foi através de uma amiga que também é escritora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Com certeza meu livro merece ser lido sim, pois a intenção é a de salvar vidas e quando mais pessoas o lerem, maior é a possibilidade de atingir ao meu objetivo. Aos meus estimados leitores a mensagem especial é: leiam com bastante atenção e carinho e divulguem a minha obra porque foi escrita com muito amor.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário