18 maio, 2017

Entrevista com Luis Gonzaga Vieira - Autor de: QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO

Nasceu em Ouro Fino (sul de Minas Gerais). Morou em Belo Horizonte a partir de 1957 quando saiu, depois de 10 anos de estudos, do Seminário Maior de Mariana.
Formado em jornalismo pela UFMG, fez ainda cursos de cinema, existencialismo e fenomenologia. Jornalista profissional, trabalhou no jornal Estado de Minas.
Co-fundador e colaborador da revista ESTÓRIA, do jornal Texto e da Revista Literária da UFMG, de cuja comissão de redação fez parte.
Publica no Suplemento Literário de Minas Gerais. Está na Antologia Nacional de Contistas Novos (1ª série) de Moacir C. Lopes.
Em fevereiro de 1973 mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou no O Jornal, Diário de Notícias, Revista Pais e Filhos, Boletim Cambial, Revista da Associação Comercial, jornal Última Hora.
Durante sua trajetória escreveu uma média de 20 livros entre os quais citamos os títulos:
- Concerto Para a Mão Esquerda
- Diário de Um Pequeno Burguês
- Cidade Maravilhosa
- Leituras de Filosofia
- Nosso Senhor Henry Miller
- Escritores de Minas
- Você Ainda Chora Quando Ouve Música?
- Um Poeta Chamado Bastião
- Tempo e Literatura
- Caríssimos Irmãos


Sou escritor, escrevia desde pequeno. E gostava de copiar coisas dos outros autores que eu gostava. Fui lendo muito e aprendendo. Li, por exemplo, Tesouro da Juventude (em 12 volumes) e Coração, de Edmundo de Amicis. 
Aos poucos aprendi a escrever. Aos 20 anos já escrevia razoavelmente. Quer dizer, escrevia ficção e ensaio, enquanto trabalhava no jornal Estado de Minas. E sempre escrevi muito, tanto que tenho uns 20 livros inéditos.
Meu primeiro livro publicado foi Aprendiz de Feiticeiro (contos), em Belo Horizonte.
Sempre gostei muito de música clássica, principalmente Ravel e Vila Lobos. Sem esquecer os compositores populares, como Chico e Caetano.
A música é tão importante para mim que alguns de meus romances e contos fazem referência à música, conforme mostram alguns títulos de meus livros, como Você Ainda Chora Quando Ouve Música?, Estudos Para Piano e Orquestra, Concerto Para Mão Esquerda.
Quadros De Uma Exposição - a música – é uma peça escrita por Mussorgsky, em 1874, baseando-se em quadros de seu amigo Viktor Hartmann. 
Quadros De Uma Exposição – o livro – tem seus capítulos baseados em fases da vida do personagem Zaga. Seu olhar inicial é ingênuo, de uma criança que descobre a vida. E esse olhar, que vai se modificando até sua maturidade, é como se fosse uma sonoridade ligando os quadros de uma vida...


Olá Luis. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.


Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Quadros de uma Exposição - é música de Mussorgsky, composta baseando-se em quadros de seu amigo Viktor Hartmann. Quadros de uma Exposição - o livro - baseia seus capítulos em fases da vida do personagem Zaga. Seu olhar inicial é ingênuo e vai se modificando até sua maturidade...

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Durante minha trajetória escrevi muitos livros. Aliás, não sei viver sem escrever! Eis alguns títulos: Concerto para a mão esquerda; Diário de um pequeno burguês; Cidade maravilhosa; Nosso senhor Henry Miller; Você ainda chora quando ouve música? e alguns outros. Tenho o site www.luisgonzagavieiraescritor.com.br onde já coloco à disposição do leitor alguns de meus títulos. Podem ser baixados e lidos à vontade.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A vida de escritor não é fácil. Há muito a fazer e desenvolver no Brasil em matéria de cultura literária. Mas escrever é mais forte que tudo, é minha fonte de perplexidades e de comunicação com o mundo...

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através de propaganda da própria editora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim, sempre é bom estar em dia com bons livros. E no site www.luisgonzagavieiraescritor.com.br o leitor terá acesso a outros livros meus, podendo baixar e ler à vontade.  Aguardo os comentários e críticas de meus leitores!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário