29 maio, 2017

Entrevista com Mônica d`Almeida - Autora de: A REVISÃO DO TEXTO

Nome literário de Mônica Gomes d'Almeida.
Natural de São Paulo, capital.
Mestre e especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; bacharel em Letras com licenciatura plena em português e inglês pela Faculdade Ibero-Americana; bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Revisora e preparadora de textos em língua portuguesa para editoras, empresas jornalísticas, instituições de ensino, agências de publicidade e textos acadêmicos.
Professora de Português para o Ensino Superior, Médio, Fundamental II e curso pré-vestibular.
Autora do livro Estratégias textuais na poesia de J. Camelo Ponte. São Paulo:
Linguagem-Editora, 2002.

O livro tem o objetivo de demonstrar o que ocorre no processo de revisão do texto e como se dá a interação autor-revisor nesse momento. Qualquer texto, para ser considerado “acabado”, deve passar por uma revisão, que faz parte do processo de produção textual. 
A revisão consiste, primeiramente, em verificar se a ideia inicialmente pretendida pelo autor corresponde ao texto que foi produzido. Deve-se observar também se não foram infringidas as regras linguísticas e as normas do padrão culto da língua, bem como se não há equívocos de estratégia, isto é, se foram feitas as melhores escolhas gramaticais e lexicais, a fim de tornar o texto claro para o leitor.
É imprescindível analisar se as modificações feitas pela revisão não geraram possíveis alterações de sentido, inicialmente previsto pelo autor. Por essa razão, é destacada a importância da parceria do autor e revisor para o desempenho do trabalho de revisão do texto.

Olá Mônica. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro trata da revisão do texto, que faz parte do processo da produção textual. A ideia surgiu quando eu cursava o mestrado na PUC de São Paulo.
Na verdade o livro é a publicação da minha dissertação de mestrado, com adaptações para tornar a leitura mais agradável. O livro se destina a todos aqueles que escrevem e querem aprimorar os seus textos, para os autores, a fim de que possam compreender melhor o que significa a revisão de um texto, para os revisores e estudantes de Letras, Editoração, jornalismo e áreas afins.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou revisora de textos e professora de português. Já atuo há bastante tempo no mundo das letras. E essa vivência é que me tem motivado a escrever. Este é o meu segundo livro, mais um sonho realizado. Pretendo continuar escrevendo. Já tenho o projeto para mais alguns....

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
O escritor no Brasil não é apenas um escritor. Ele tem que ter outras atividades para poder sobreviver, com exceção de alguns poucos grandes nomes. Tenho observado que, apesar de haver poucos leitores, há muitos escritores, ou seja, muitas pessoas têm o sonho de escrever e publicar um livro, querem expor suas ideias. E isso é bom.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Eu conheci a Scortecci prestando serviços de revisão de textos para a editora e me encantei com o profissionalismo, a responsabilidade, a dedicação, o comprometimento, a cordialidade e a simpatia de todos, o que resulta num trabalho muito bem-feito. Por isso, resolvi confiar a edição do meu livro à Scortecci Editora. E o resultado me surpreendeu, ficou muito acima da minha expectativa.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Claro, o meu livro merece ser lido, sim! É indicado, especialmente, para quem gosta de escrever e quer se aprimorar. É muito importante também para os autores compreenderem em que consiste o trabalho de revisão do texto.
Desejo uma boa leitura a todos!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário