GUIA DO PROFISSIONAL DO TEXTO

Na era da Internet e do computador são inúmeros os processos de comunicação, de forma rápida e prática, para qualquer parte do mundo. Entretanto, parece que a principal dificuldade a enfrentar não está na utilização da tecnologia, e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem falada como na escrita. Para uma comunicação eficaz, não é apenas o veículo que usamos para comunicar que conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que usamos.

Tal como falar, escrever é um recurso que precisa ser aprendido, lapidado e ambos estão cada vez mais ligados, pois envolvem a palavra. De toda forma, seja para a edição de livros, apostilas ou revistas, seja para textos publicitários, sites, entre outros, se considerarmos que todo projeto envolve uma boa comunicação, a contratação de um editor, um preparador ou de um revisor é essencial. A proposta deste livro é caracterizar e diferenciar os papéis destes profissionais.

Ana Cristina Mendes Perfetti é Pedagoga e Psicopedagoga, formada pela USP. Atua no universo editorial, com edição, preparação e revisão há mais de 15 anos. Ministra cursos e oficinas na Escola do Escritor e in company com abordagens como: “Preparação e Revisão de Textos na Edição de Livros e Publicações Periódicas”; “A edição de livros e textos – os processos de edição, preparação e revisão”. É coautora do livro infantil Ciclotilde – A história do nascimento de uma bicicleta. Este Guia do profissional do texto – Singularidades do trabalho editorial nasceu da vivência junto a editoras como Scipione, Ática, Casa Amarela, Nobel, Scortecci, Cereja, entre outras; e, também, da experiência com edição e revisão em sites e revistas para a União Brasileira de Escritores (UBE) e Câmara Brasileira do Livro (CBL). O livro aborda os diferentes papéis dos profissionais envolvidos nas atividades de edição, preparação e revisão, além de técnicas e normas que permeiam as atividades de cada um. O intuito é orientar aqueles que trabalham ou pretendem atuar na área. Por conter elementos que compõem essa atuação, este Guia tem o objetivo de sistematizar alguns padrões e normas editoriais sem a pretensão de esgotar um tema tão dinâmico. As normas e padrões textuais ajudam na comunicação, fazendo com que a mensagem flua clara, objetiva, sem contradições ou ‘ruídos'. O processo é amplo e a preocupação maior é garantir a qualidade dos conteúdos publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário