05 março, 2015

Entrevista com Dolores Flor da Cruz Leite - Autora de: AUTORES MATO-GROSSENSES

 Dolores Flor da Cruz Leite
Nasceu em Querência do Norte (PR) e reside atualmente na cidade de Sinop (MT). É graduada em Letras e especialista em Docência para o Ensino Superior. Sonhadora com as artes literárias, cultiva em sua vida o romantismo e evidencia a relevância do amor na instigante teia existencial das pessoas através de seus poemas. Nas artes plásticas, busca a beleza e a ternura em obras decorativas. Em 2002 lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Minha Esperança em Você, e em 2005 lançou Miragem – Faces de uma Paixão, em meio a outras participações poéticas em coletâneas regionais e nacionais.

O livro conta com a participação de vários poetas Mato-grossense, nosso objetivo é divulgar nossos talentos e nossa cultura. O tema é livre.
Embora as belezas de Mato Grosso sejam bem percebidas em suas paisagens, artes e pessoas, ainda assim há muito a se conhecer e a admirar. Esta coletânea,nos possibilita vivenciar um pouco mais dessa terra tão abençoada. Pois os poemas que neste livro se encontram são de belezas e diversidades ímpares, tal como nosso Mato Grosso, onde o diverso e belo se fundem em simplicidades, juventudes, experiências, amores e, acima de tudo, nos sonhos que inspiram e motivam a alma humana.

Olá Dolores. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
É um livro de poesia, que faz parte do projeto Autores Mato-Grossenses. A ideia surgiu pela vontade de despertar a leitura e o gosto pela poesia, na sala de aula ou em qualquer lugar. O qual destina a todos os que amam e aprecia uma boa coletânea.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Esta é a primeira obra como organizadora, mas já tenho dois livros de poesia publicados, Minha Esperança em Você, e Miragem - Faces de uma paixão, então não é somente um sonho. É a vontade de mergulhar nas letras, de brincar e de se divertir com as palavras, construir sonhos, descrever desejos em versos. O projeto Autores Mato-Grossenses Continua em Sinop, e mais três cidades do estado já solicitou o projeto.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É um desafio gostoso, porque apesar das dificuldades como em todas as profissões. Poder abraçar um livro sentir o trabalho, já é uma realização, disponibilizar seus conhecimentos para ajudar alguém, é uma esperança que ainda as coisas podem mudar.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através do Google pesquisando editoras. Demorou muito tempo para eu resolver publicar. Mas com a Editora quando resolvi, entrei em contato, foi tudo bem acompanhado. Adorei conhece-los.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim, porque foi escrito com muito sentimento de carinho por diversos escritores. O livro faz parte de um projeto que vai apresentar o estado de Mato Grosso em poesia. Tem como objetivos despertar o desejo e a vontade de quem ainda não conhece este mundo literário, convidando-o a fazer parte.
"Poeta não é aquele que descreve sua dor, mas sim aquele que desbrava o interior humano."

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário