17 setembro, 2015

Entrevista com Andréa Ribeiro - Autora de: O COLECIONADOR DE ESTRELAS

Andréa Ribeiro
Nasceu em Paraisópolis, Minas Gerais. É casada e possui dois filhos. Trabalhou por mais de 20 anos como Engenheira Elétrica, e também como Educadora de Línguas e Matemática. Mas sua paixão é escrever! Atua como colaboradora enviando artigos para uma revista regional e este é o seu primeiro Livro Infantil.

O Colecionador de Estrelas
Conheça Luã, um garoto que “voa” pelo apaixonante céu estrelado. Sonhador, ele vive aventuras na busca de mais uma estrela para sua coleção. Na escola, ele aprende o valor da amizade e da confiança. E junto com seus amigos, descobrem a beleza existente em cada anoitecer. Sua história diverte, transborda poesia e é de fácil leitura.
Olá Andréa.  É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Este é o meu primeiro Livro – O COLECIONADOR DE ESTRELAS. É um livro infantil que fala de um garoto chamado Luã que “voa” pelo apaixonante céu estrelado. Sonhador, ele vive aventuras na busca de mais uma estrela para sua coleção. Na escola, ele aprende o valor da amizade e da confiança. E junto com seus amigos, descobrem a beleza existente em cada anoitecer.
O livro é para ser lido por crianças até 10 anos. Ele diverte, transborda poesia e é de fácil leitura. Como acredito que a leitura pode moldar aspectos de nossa personalidade, o texto surgiu com o intuito de mostrar às crianças que é importante acreditar nos seus sonhos. Além disso, enfatizo o encantamento do personagem pela natureza, que é tantas vezes esquecida no nosso dia a dia.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Nasci em Paraisópolis, cidade do interior de Minas Gerais. Sou casada e tenho dois filhos. Desde os seis anos, quando aprendi a ler, me apaixonei pelos livros. Honestamente, eu trocava brinquedos de Natal por livros. Assim comecei, aos poucos, a escrever. Inicialmente, fazendo as redações na escola, depois os textos em cartões para amigos e finalmente com a criação de personagens em pequenas histórias. Escrever é prazeroso e a experiência de publicar um livro me fez crescer profissionalmente. Espero que seja o primeiro de muitos. Escrever é uma paixão, e não importa o público a quem se destina. Gosto de direcionar os textos às crianças e incentivá-las no gosto pela leitura. Atualmente, escrevo artigos para uma revista regional OPINI que não se destina ao público infantil. Tanto um quanto o outro tem seus desafios, dificuldades e recompensas.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Entrei recentemente para o mundo literário e finalmente consegui bancar a publicação de um livro infantil. Após sentir a alegria de ter o livro nas mãos, estou sentindo as dificuldades em atingir o público ao vender meu livro. Tenho compartilhado experiências com a comunidade de escritores da minha cidade e percebo que como eu, os autores desconhecidos lutam para divulgar seus trabalhos. O alto custo para colocar os livros em livrarias leva-nos a procurar alternativas como feiras de livros, amigos e escolas.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A Scortecci Editora surgiu em minha vida pela Internet, quando eu buscava uma oportunidade para publicar meu livro. Entrei em contato com Maria Esther que prontamente me atendeu e iniciamos o desenrolar do meu projeto de vida – o livro. Todo o processo transcorreu perfeitamente e fiquei muito satisfeita com o resultado. Aproveito para agradecer a todos da Editora que me auxiliaram, em especial Maria Esther, Manoela Dourado e o ilustrador Jota Cabral.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
“O COLECIONADOR DE ESTRELAS” deve ser lido, pois envolve e encanta o leitor. As crianças são muito espertas, inteligentes e questionadoras. Elas se permitem sonhar... Por isso acredito que a fantasia do meu livro seja apreciada pelas crianças e também pelos adultos que não perderam essa habilidade de sonhar!
A mensagem que deixo para os leitores tem um significado muito importante... É a PAIXÃO! As pessoas que realizam seus sonhos são pessoas apaixonadas pelo que faz! Deixe-se APAIXONAR pela vida e tenho certeza que você fará o seu melhor!

Obrigado pela sua participação.


3 comentários:

  1. Parabéns Andrea, que seus sonhos se realizem... li seu livro e adorei! Recomendo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Andreia, minha amiguinha das Gerais e das letrinhas. Sucesso sempre, bastante tesouros pra você explorar em sua imaginação feliz! - beijos

    ResponderExcluir