14 setembro, 2015

Entrevista com Palmira Heine - Autora de: O AUTOR É VOCÊ

É doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia,  é atualmente professora de Linguística atuando em Universidades. Poetisa desde tenra idade, já teve  diversos poemas publicados em diversas antologias. É autora do livro Poemas de Alforria em que publicou seus inúmeros poemas. É também autora de livros infantis.Publicou, juntamente com Katia Rocha o livro infantil Meu Planeta Azul que falava da necessidade de preservação da Natureza, e  é única autora do livro O pontinho desapontado, onde, brincando com a história de um ponto final que queria se transformar em vírgula, fala da importância de cada coisa no mundo. Escreveu também um livro infantil intitulado O reino todo amarelo que busca mostrar a importância do respeito à diversidade e às diferenças.

O livro possui como objetivo promover a interação direta entre autor e pequeno leitor, de modo que esse último se torne também autor do livro. Assim, o livro não tem uma história pronta, mas páginas em branco e indicações para que o leitor crie sua própria história, tornando-se, assim, autor do livro.


Olá Palmira. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro O AUTOR É VOCÊ, conforme já indica o título, pretende estimular a produção de textos e histórias por parte dos leitores, que poderão, a partir das pistas dadas pelo próprio livro, criar suas próprias histórias, tornando-se autores do mesmo. Assim, a obra, destinada ao público infanto-juvenil, traz páginas em branco que devem ser preenchidas com textos, desenhos e imagens dos leitores que, num processo interativo, tornam-se também autores.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Além de professora universitária da área de Letras, sou poetisa e escritora de livros infantis. Além de O AUTOR É VOCÊ, tenho mais três livros infantis publicados.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Ser escritor no Brasil é tarefa árdua e requer um trabalho importante de divulgação da obra. No caso da literatura infantil, é importante o contato com escolas e feiras de livros infantis, locais onde é possível divulgar a obra.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Já publiquei um livro pela Editora Scortecci em 2001 e depois que vi a criação do selo editorial Pingo de Letra, quis voltar a fazer parte do Grupo Scortecci, publicando mais uma vez pela editora, mas agora sob o selo Pingo de Letra que faz um excelente trabalho com livros de literatura infantil.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O livro possui uma ideia inovadora que é permitir a interação direta entre leitor, autor e livro; por isso, é bastante atrativo para o trabalho, por exemplo, com produção de textos para crianças, no ambiente escolar ou fora dele. O livro é o espaço adequado para estimular a criatividade dos pequenos leitores e o gosto pela leitura e escrita.

Obrigado pela sua participação.

2 comentários:

  1. Gostaria que divulgassem meu livro que será lançado em outubro: SEMENTES DO JIQUIRIÇÁ.

    ResponderExcluir
  2. Palmira Heine é especialista em Literatura infantil.

    ResponderExcluir