18 abril, 2016

Entrevista com Luiz Eduardo Gasparetto - Autor de: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

É formado em Propaganda e Direito, com pós-graduação em Teologia.
Professor universitário em cursos de graduação e pós graduação, atuou como executivo em empresas de porte e desde 1988 é consultor e diretor da SERAP Consultoria Organizacional, atendendo clientes de diversos portes e segmentos.
Especialista em programas de desenvolvimento gerencial, administração do tempo, comunicação, realiza também trabalhos ligados à cultura e clima organizacional, qualidade de vida e ginástica cerebral.

O diagnóstico organizacional é uma ferramenta que deve ser utilizada para o desenvolvimento das pessoas nas organizações e a maneira de realizá-lo é, normalmente, através da implantação de uma pesquisa de clima organizacional.
Muito mais do que apenas um manual teórico, este livro apresenta as técnicas mais comuns utilizadas hoje pelas empresas para a realização dessa pesquisa, sugerindo ações práticas.
O livro mostra com detalhes como fazer uma pesquisa de clima organizacional em todas as suas etapas, desde o planejamento geral até a análise dos resultados e a comunicação aos colaboradores, passando pelos diversos modelos utilizados para levantar as opiniões a respeito das normas, procedimentos, usos e costumes mais utilizados na organização onde trabalham e qual o nível de concordância com os mesmos.
De maneira didática procura mostrar aos profissionais encarregados dessa tarefa como realizá-la de maneira objetiva e rápida, quais os problemas que podem surgir e como fazer com que os resultados contribuam para a melhoria do clima organizacional.
Olá Luiz Eduardo. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Visa ensinar praticamente como se faz e se analisa os resultados de uma Pesquisa de Clima Organizacional. Ferramenta que levanta a satisfação ou insatisfação dos colaboradores por trabalhar na organização.
A ideia de escrever o livro surgiu por ser a Pesquisa de Clima uma ferramenta de uso amplo, mas que ainda não tinha muita literatura informando sobre sua aplicação. Também da necessidade de estudantes da área de Recursos Humanos de terem bibliografia sobre o assunto. Destinado a profissionais de R.H. e estudantes de R.H. e de Administração.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Continuo escrevendo. Tenho um livro publicado por outra editora sobre Consultoria Interna de R.H. e um em revisão sobre Liderança e formação de equipes eficazes.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É difícil. As próprias editoras têm dificuldades de editar livros justamente por causa da baixa quantidade de leitores, ficando elas restritas a autores que já são referência no mercado e que, por isso, vendem muito, principalmente quando se trata de livros técnicos didáticos. Dai o surgimento de muitas editoras que estão atuando no mercado de livros sob demanda.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através de mala direta recebida.
O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O livro é didático e prático, não perde tempo com dissertações teóricas (só o mínimo necessário para entendimento do assunto). É um verdadeiro manual de como fazer uma pesquisa de clima, e talvez por isso já está na segunda edição.


Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário