09 maio, 2016

Entrevista com Helena Regina Comodo Segreto - Autora de: RADIOBIOLOGIA - DA BANCADA À CLÍNICA



Professora Associada do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da UNIFESP/EPM; K.Held: Professora Associada do Departamento de Radio Oncologia da Harvard Medical School; B.Michael: Cientista Emérito e Professor do CRVK/MRC, Oxford Institute for Radiation Oncology; R. Segreto: Professor Associado - Livre Docente do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da UNIFESP/EPM.


Este livro de Radiobiologia, escrito em língua portuguesa, enfoca o tema no contexto da Radioterapia. O propósito dos autores foi escrever um livro geral e informativo sobre os conceitos clássicos e aspectos atuais da Radiobiologia. Assim, o assunto é abordado de forma ampla e objetiva, de fácil leitura e compreensão para todos os profissionais das mais diversas formações acadêmicas que atuam na Radioterapia, Radiobiologia e Oncologia Clínica.



Olá Helena Regina. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Este é um livro escrito em colaboração com os professores Kathryn Held, Barry Michael e Roberto Segreto. Nosso propósito foi escrever um livro informativo sobre os efeitos biológicos da radiação - Radiobiologia, abordando aspectos básicos da pesquisa de bancada e suas aplicações clínicas na Radioterapia, de forma ampla, objetiva, clara, de fácil leitura e compreensão para todos os profissionais das mais diversas formações acadêmicas, tais como residentes médicos (radio – oncologistas e oncologistas clínicos), físicos – médicos, enfermeiros, biomédicos, biólogos, tecnólogos, técnicos, dentistas, entre outros, que atuam na RADIOTERAPIA, RADIOBIOLOGIA e ONCOLOGIA CLÍNICA.
A ideia de escrever um livro vem tomando forma há cerca de 15 anos, período em que realizamos oito, das muitas que ainda virão, SESSÕES DE SEMINÁRIOS – TEMAS DE RADIOBIOLOGIA E BIOLOGIA TUMORAL com objetivo de promover revisão e atualização assunto. Uma importante razão que nos motivou a escrever foi a observação do crescente público interessado em nossos seminários, em especial daqueles em início de carreira. Outra grande motivação foi a queixa recorrente, por parte dos nossos alunos, da falta de material didático em língua portuguesa, que enfoque a RADIOBIOLOGIA no contexto da Radioterapia. Assim, após várias conversas com os professores Held,  Michael e Segreto resolvemos unir as “forças” e escrever esta obra com o material de nossas aulas.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Este é o meu primeiro livro e sem dúvida a realização de um sonho. Para o futuro pretendo atualizar e aprofundar periodicamente os temas discutidos nesse livro.
Em relação à minha vida acadêmica, até o momento, escrevi 29 capítulos de livros didáticos de Radioterapia e Oncologia e publiquei 64 artigos científicos em revistas de seletiva política editorial.
Recebi 16 prêmios por trabalhos apresentados em congressos e em 2014, me foi concedida pela Sociedade Brasileira de Radioterapia, Medalha de Honra ao Mérito por relevante contribuição para o desenvolvimento da Radioterapia no Brasil.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
No contexto do nosso país acho difícil a vida financeira dos escritores dos mais diversos temas, salvo algumas exceções. Porém, pelos escritores que conheço, acredito que escrever seja uma satisfação pessoal, uma necessidade do indivíduo.
No meu caso, escrever sobre um tema de interesse especial para profissionais que atuam nas áreas da Radioterapia e Oncologia Clínica, pouco explorado na grade curricular de ensino médico, e cujo conhecimento é importante para os médicos em geral é extremamente gratificante.  Acredito que o interesse no assunto abordado no livro será crescente, pois, à medida em que a população envelhece, a probabilidade da ocorrência do câncer aumenta, e consequentemente, a necessidade de entender como tratar e implementar protocolos terapêuticos também aumentam. Assim, o ensino da radioterapia, importante estratégia terapêutica do câncer, certamente será mais valorizado e aos poucos incorporado na graduação médica, a exemplo de outros países.  Para mim, essa possibilidade de passar o conhecimento, responder dúvidas sobre aquilo que escrevemos e estar perto dos alunos, é uma forma de estar sempre atualizada e manter o espírito jovem. E conhecendo os autores envolvidos na execução desta obra tenho certeza que todos concordam.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Cheguei até a Editora  Scortecci por meio de um amigo escritor.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Na minha opinião, o livro merece ser lido. Os temas são abordados de forma bastante amigável e objetiva. Certamente este livro será útil para o estudo dos ”iniciantes no mundo da radio-oncologia” e também para consulta no dia a dia de profissionais “veteranos” que atuam na Radioterapia e Oncologia Clínica.

Obrigado pela sua participação.

Um comentário:

  1. vc e a Helena da unicamp?
    se nao desculpe......acacio.

    ResponderExcluir