09 setembro, 2018

Entrevista com Lina Vianna - Autora de: VOCABULÁRIO DO MOBILIÁRIO

Nome literário de Maria Lina Dias Vianna.
Mineira, morando no Rio há tempos. Aposentada como Secretária Executiva Bilíngue e Professora de Inglês. Bacharelado em Português-Latim e Mestrado em Filologia Românica, o que faz todos quase perguntarem: “filó, o quê?” Seu livro Maria & Madalena ganhou a Comenda de Melhor Escritora do Ano da Academia de Letras de São Lourenço. Tem participado de todas as antologias da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras – da qual é uma das sócias fundadoras.

Estudo das denominações dos móveis residenciais do Brasil, numa abordagem onomasiológica teórica e prática, considerando observações de cunho semântico-etimológico. Foi acionada a corrente onomasiológica por ser a que melhor se presta a esse tipo de pesquisa etnológica. (Onomasiologia: estudo das significações).






Olá Maria Lina. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro trata da onomasiologia (estudo das denominações) dos móveis no Brasil. 
Foi uma Dissertação de Mestrado sugerida por um Professor com o pomposo nome acadêmico de O Mobiliário Residencial do Brasil numa Abordagem Onomasiológica.
O público são linguistas e filólogos e também por moveleiros, ou pessoas interessadas em móveis de um modo geral.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
É o segundo livro publicado. Talvez haja outros, mas tenho 76 anos e pouca ambição.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A esta altura da minha vida, cheguei à conclusão de que o Brasil tem mais escritores do que leitores. Assim sendo, escrevemos somente uns para os outros. Não falta público.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Sou filiada à REBRA e participei de todas as suas antologias que foram publicadas pela Scortecci.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O livro merece ser lido, pois estuda parte da história da humanidade através da história dos móveis e de sua evolução. A origem de certas palavras (etimologia) que dão nome aos móveis são surpreendentes e às vezes cômicas. É um livro bem humorado.

Obrigado pela sua participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário