sábado, 1 de setembro de 2018

Entrevista com Rodrigo Amaral - Autor de: CONSPIRAÇÃO!

Nome literário de Rodrigo Arantes do Amaral.
É arquiteto, escritor e roteirista de televisão. Colaborou nas minisséries Um Só Coração, JK e nas novelas Ti-ti-ti, Sangue Bom e A Lei do Amor. No teatro, traduziu e participou das adaptações dramatúrgicas de Joana Dark, a Revolta de Carolyn Cage e Letti & Lotte, de Peter Shaffer. Conspiração! é seu primeiro romance.





Imagine que tudo deu errado. Imaginou? Conspiração! é passado num presente distópico, onde tudo que podia dar errado no Brasil, deu. É nesse universo que Caio Valente, o mais famoso roteirista de TV brasileiro, depois de ter sua novela censurada a mando do governo, acaba sendo envolvido numa trama para depor um Presidente da República golpista.






Olá Rodrigo. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Passado num presente distópico, Conspiração! é a história de um escritor de novelas que, depois de ter sua novela censurada, se vê envolvido numa trama para depor um Presidente da República golpista, que pretende se transformar em um novo ditador. 
Comecei a escrever essa história há mais ou menos sete anos, motivado pelos acontecimentos políticos do Brasil e da Venezuela. Eu percebia que, dado o rumo político-econômico adotado pelos detentores do poder na época, era só questão de tempo para nos transformarmos numa enorme Venezuela. A partir daí, projetei um presente distópico, onde tudo o que poderia dar errado deu e levei Caio Valente, meu protagonista, para ele. 
Conspiração! se destina a todos aqueles que gostam de histórias de conspiração, de aventura e de romance, porque Caio Valente, obviamente, é movido pelo amor por Sylvia, a antiga namorada que ele encontra e que o leva a participar da conspiração.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu sou um arquiteto que se descobriu escritor há pouco mais de quinze anos. Em 2003, comecei a escrever minisséries (Um Só Coração e JK) e novelas (Ti-ti-ti, Sangue Bom e A Lei do Amor) como colaborador, participando das equipes capitaneadas por Maria Adelaide Amaral, Alcides Nogueira e Vincent Villari. Conspiração! é meu primeiro livro, escrito nos intervalos entre estes trabalhos. Além dele, tenho duas peças teatrais inéditas e já estou trabalhando em meu próximo livro!.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Escrever num país de analfabetos funcionais é um ato de amor e doação, acima de tudo. Além disso, entrar no mercado é muito difícil, as barreiras são quase intransponíveis e, como quem banca financeiramente a edição de um autor novato é ele, acaba sendo caro lançar um livro. Falta apoio, falta interesse, falta quase tudo.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através da indicação de uma amiga que trabalha no Grupo Scortecci.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Todo livro merece ser lido. Se você gosta de teorias da conspiração e de política, Conspiração! é uma boa pedida! Além disso, traz um pouco do universo das emissoras de televisão. Compre meu livro! Leia! Divirta-se!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário