domingo, 21 de outubro de 2018

Entrevista com José Rothadi - Autor de: ÁGUAS TURVAS

José Rothadi – “O POETA E SUA OBRA
Nome literário de José da Silva Santos.
É brasileiro, nascido em 15 de abril de 1961 no estado de São Paulo (SP), divorciado, funcionário público (PMSP-SMS), curso superior incompleto em administração de empresas, instituição: Colégio e Faculdade Magister – São Paulo - SP (2003,2004), “uma pausa para reflexões futuras”. Cursos extracurriculares: Curso de Licenciamento Ambiental, UMAPAZ- Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Curso de Preparação e Revisão de Textos e Conhecendo e Escrevendo Literatura Infantil – Escola do Escritor. Graduado em pedagogia com licenciatura plena, instituição: Universidade Federal De São Paulo / Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP / EFLCH – (CAMPUS GUARULHOS – SP), Participou da 22ª, 23ª, 24ª e 25ª Bienal internacional do livro de São Paulo – 2018: Pavilhão de Exposições do Anhembi. (2012, 2014, 2016 e 2018) lançando seus livros: Um Rastro de Poesias, Fragmento de Palavras, Flor de Poesias, Espelho D’água e Águas Turvas, respectivamente. Com credencial de autor. Scortecci Editora (São Paulo – SP) (www.scortecci.com.br).

Este livro percorre a trajetória poética incompleta do autor paulistano, mestre do improviso dos versos na alquimia das palavras. com a intencionalidade de pura provocação aos seus leitores e críticos. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentar para escrever versos.
Homenagem aqueles que iluminaram o meu espírito, onde o sonho se tornou inspiração, e a poesia se
tornou existencial. Num retrato, pulsante de um coração em versos, dedicados aos meus amores mais expressivos e inquietantes, Rosana Lopes e aos meus queridos filhos Thamires Lopes Santos e Diogo Lopes Santos. ROsana + THAmires + DIogo = JOSÉ ROTHADI

Olá José. É um prazer contar, novamente, com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Livro de poesias. A ideia surgiu a partir do contato com as balas gotas de pingos alabarda no período da década dos anos 70 durante o ciclo da minha adolescência. As balas traziam uns adesivos auto colantes com versos. Isso me encantava.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Escrever é um projeto de vida, eu já publiquei (05) cinco livros solos de poesias: Um rastro de poesia, Fragmentos de palavras, Espelho d'água, Flor de poesia e Águas turvas. Ainda participei de (15) quinze antologias literárias coletivas. Hoje sou graduado em pedagogia tendo como trabalho de conclusão de curso uma monografia com o tema: "O encontro do poema com a imagem".

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A verdadeira poesia é a que transcende a matéria, lembremos que a maior das árvores um dia já foi uma semente. A poesia tem o mistério e a sensibilidade de provocar a essência humana, e consequentemente tira o melhor das pessoas.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através das redes sociais.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Caros leitores e amigos, o livro Águas turvas, oferece a oportunidade para que vocês possam fazer uma leitura realmente especial, com uma intencionalidade de aspectos provocadores. Por fim, só assim será possível formar uma visão poética, ampla o suficiente para fazer com que a leitura desse livro resulte proveitosa.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário