quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Entrevista com Iranilton Lombardi Campos - Autor de: O QUE É A MULHER?

Iranilton Lombardi Campos
Nasceu no bairro do Cambuci (SP), em 1956. É bacharel em Ciências Econômicas, professor de futsal, autor do livro A criança no futsal, casado e pai de três filhos.








Apesar de o título deste livro se iniciar com “O que é”, ele não deve ser entendido como a objetificação da mulher. “O que é a mulher?” é uma pergunta sutil que o autor se fez (motivado pela admiração) e ele mesmo ousou dar várias respostas. Aventurar-se no universo feminino em expansão, aquecido pela questão de gênero, não significou para ele uma viagem de riscos; e sim de registros.
A mulher é...
Mãe; esposa; amante. (Registrando a opção)
Namorada; beijo; sexo. (O entusiasmo) 
Brasileira; estrela; ouro. (O brio)
Toque; prazer; vício. (A polêmica)
Precioso projeto; o gene da excelência; arte em vida. (O óbvio)
Desconsiderando os devaneios do autor inseridos em alguns textos, Respeito e Gratidão talvez merecessem um destaque maior no sumário; porque eles sintetizam o real objetivo do autor com este livro. Olhar as mulheres com outros olhos e principalmente agradecer a elas (desde a mulher que deu a vida ao homem até a mulher que vai segurar as suas mãos em seu momento final) é o meu reconhecimento. Espero que isso motive o seu interesse pela leitura e que ao conferir lhe traga alguns momentos de felicidade.
Felicidade a mulher também é!

Olá Iranilton. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Este livro é uma a viagem do autor pelo universo feminino. Suas narrativas foram baseadas em anos de observação do cotidiano das mulheres brasileiras, desde episódios de submissão até suas conquistas mais recentes (considerando também os devaneios do autor em alguns textos). A ideia de escrever esse livro ainda é um mistério, provavelmente motivado pela nova admiração que a mulher moderna vem despertando nos homens; e não somente por gerar vidas! “O que é a mulher?” é uma obra desafiadora porque foi escrita por um homem e inovadora porque não se destina apenas para um público específico.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Este é o meu segundo livro. “A criança no futsal” é o primeiro. Trata-se de uma edição independente que descreve os caminhos que as crianças, entre 5 e 18 anos de idade, percorrerão nesse esporte. Quando reescrevi em 2009, pensei que jamais faria outro.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A vida de escritor em um Brasil com poucos leitores não é apaixonante e tão pouco gratificante. Um trecho do meu livro: “Quando eu estava na sétima série escolar, havia aulas de música e de filosofia. Se hoje nas escolas, além dessas duas aulas, tivesse também a poesia, rica seria a redação do jovem brasileiro e mais valorizados seriam nossos futuros escritores.” (Consequentemente, maior o número de leitores.).

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Fiquei sabendo da Scortecci Editora através de um livro que ganhei de um amigo. Depois, fui pesquisar o site e mais tarde correr duas vezes para o abraço. Primeiro, por mais um sonho realizado. Segundo, pela competência dessa editora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O que é a mulher?” é um livro que merece ser lido e presenteado porque é originalmente brasileiro e com uma escrita criativa. Iniciar o título com “O que é” não significa a objetificação da mulher e, ao inserir a palavra “mulher” nesta frase, a tornou mais bela e ainda mais instigante. Quanto ao ponto de interrogação, a resposta está ao alcance de suas mãos!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário