domingo, 9 de dezembro de 2018

Entrevista com Vera Melis - Autora de: ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome literário de Vera Lucia Anselmi Melis Paolillo
Nascida em São Paulo, capital, teve o privilegio de começar a vida escolar na Pré escola do Grupo Experimental da Lapa, onde brincava de casinha, rolava na grama, ficava entre livros e desenhava muito. Esta foi sua referencia no inicio de sua carreira como professora de Jardim da Infância. Pedagoga, Mestre em Educação pela University of Houston, Doutor em Administração, Mackenzie, Especialista em Espaços Educativos e formação de professores. Em 2005 foi a primeira brasileira escolhida como Global Leader for Young Children.
Os direitos das crianças e a formação continuada dos profissionais da educação,fazem parte de todos os projetos desenvolvidos como consultora, professora universitária e palestrante. Sua atuação acadêmica contempla a docência, chefia de Departamento e coordenação de Pós Graduação Strito Sensu. Coordenou o Escritório da UNESCO no Estado de São Paulo. Elaborou e implementou programas de educação infantil para Institutos, Empresas e Prefeituras. Certificada pela La Bottega di Geppetto para formação acerca da Abordagem Toscana de educação para a infância.
Representante do Brasil no World Forum Foundation desde 2001. Membro da Diretoria da AABRi ( Associação Brasileira de Brinquedotecas) e do Conselho Consultivo da Revista Pátio Educação Infantil. 
Membro do Grupo de pesquisa da UNICAMP/IA Processos de Criação, Projeto e Educação. Autora de livros e artigos.

Este livro discute a importância dos espaços escolares no processo de aprendizagem das crianças e professores, convidando os leitores a revisitar sua memória docente. Esta volta ao passado, não tão distante, conduz cada professor leitor a pensar em sua atuação. Identificar ações realizadas fundamentadas nas necessidades e expectativas das crianças é o ponto de partida para construir uma metodologia que respeite a infância e proponha atividades para que esta seja vivida.
Não discutimos este espaço à luz de diferentes teóricos e nem abordagens curriculares, mas sim a partir das reflexões de uma jovem professora, que ao encontrar um espaço pré-organizado para atuar, percebe nas aulas, nas leituras realizadas e do conhecimento sobre as crianças com quem dividirá um ano de vida, a possibilidade de alteração de uma rotina e exercício de sua criatividade.
A nossa personagem é uma jovem professora que atua como figura central desta nossa proposta. O caso de Patrícia, relatado nesta reflexão, baseia-se em relatos reais de vários professores que iniciam sua trajetória profissional, que ouvi durante muitos anos atuando na formação de professores. Apresenta também, sentimentos presentes em nossa memória. Este caminho nos ajuda a reviver as trilhas que percorremos e a buscar respostas ou justificativas para a prática construída a cada dia.
A cada cena do cotidiano desta professora, acrescentamos comentários, sugestões e algumas luzes para que cada leitor possa direcionar uma reflexão sobre as práticas já vividas.
Luzes, sombras, cenários e ação. Elementos que podem ser utilizados em mais um encontro de formação e desenvolvimento profissional.

Olá Vera. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Comecei minha carreira como professora de maternal e jardim da infância. Tinha 17 anos como muitas professoras começam. Retomei minha experiência inicial e agreguei a jornada de uma vida dedicada a estudos e praticas na área da educação infantil. Atuei na politica publica, com gestores, apoiando a implantação de creches em municípios, em ONGs e na universidade. Neste percurso pude escrever documentos, livros que auxiliaram muitos interessados na infância. Este livro pode ser utilizado na formação continuada de professores de educação infantil espero assim, poder inspirar e sensibilizar alterações simples na pratica pedagógica.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sempre escrevi artigos e livros destinados a educadores e gestores da primeira infância. Não é meu primeiro e nem o ultimo. Quero sempre poder disseminar praticas e ideias para contribuir no cotidiano das crianças . Escrevo para professores e para famílias pois em todos os locais as crianças merecem conviver em um ambiente rico e estimulante.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A vida de escritor é mais difícil pois muitos não tem paciência de ler um bom livro ou discutir as ideias. Na área da educação voltada para professores é preciso correr atrás e divulgar seu trabalho em congressos específicos . Temos que valorizar a cultura da leitura ente professores.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Conheço há muito a editora e este livro já é a segunda edição. Na primeira vendemos 1000 livros e o lançamento foi um sucesso na livraria. Agora, há pedidos, fiz a segunda educação ampliada.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Este livro é um convite para a formação continuada. A teoria e as sugestões para uma pratica pedagógica destinada a educação infantil é entremeada com a jornada de uma jovem professora que, recém formada, se vê diante de uma turma de crianças avidas por brincar, interagir e descobrir o mundo. Dicas, sugestões, desafios são encontrados neste percurso e cada leitor(a) poderá acrescentar novas situações em sua docência.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário