domingo, 20 de janeiro de 2019

Entrevista com Flavia Alice Zogbi - Autora de: VINDAS VIDA IDAS

(1963) nasceu em São Paulo, capital. Sobrinha neta de Assad Bittar, filósofo e poeta. Fez duas faculdades: Psicologia e Letras, especialista de espanhol. Nos anos noventa escreveu seu primeiro livro “Vindas Vida Idas” de autoajuda, filosófico e espiritual. Foi uma produção pequena que teve muito sucesso na época. Em 2008 sofreu uma grave doença que a deixou de cadeira de rodas. Em 2016 escreveu “Caminhos de pedra, terra e areia. Caminhos de uma vida”. Esse livro foi traduzido para o espanhol e fez sucesso na Argentina. Agora volta a reescrever seu livro “Vindas Vida Idas” com uma nova visão. Depois de passar por tantos desafios em sua vida sente que é hora de repassar essas vivencias.

Com o intuito de propiciar os primeiros passos para novas experiências, esta obra procura incentivar o leitor à reflexão e ao questionamento de seus comportamentos, de seus pensamentos e de seus sentimentos. Alguns textos são baseados na própria experiência da autora. Outros, em fruto de estudos de várias teorias: filosóficas, espirituais e psicológicas.
Quando realizei esse livro na década de 90 sentia que faltava algo. Por que escrevi esse texto? Hoje tenho essa resposta. Depois da minha doença grave no final dessa mesma década, percebi o quanto me ajudou e me ajuda a superar meus desafios do dia a dia. 
“A leitura de VINDAS VIDA IDAS encanta pela delicadeza e harmonia que invoca pontos essenciais da vida. Não é fácil atingir essa maturidade e assim crescer e perceber que você alcançou sua plenitude. Enfrentar problemas nos ensina a desafiá-los. Destaca-se a importância de sonhar, pois o sonho engrandece, impulsiona, e nem sempre é caminho que imaginamos, vai além da nossa percepção. A cada leitura fui aprendendo e conhecendo a importância de nos valorizarmos e continuarmos a caminhada em busca do auto- conhecimento e da felicidade.” Dra Vivian Elito Maluf. 
E você já pensou em mudar a sua vida para encontrar felicidade e paz? 


Olá Flávia. É um prazer contar, novamente, com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Este livro Vindas Vida e Idas é um livro de auto-ajuda, mas também de reflexão positiva. Quando o escrevi não imaginava o quanto seria importante em minha vida. Passei por muitos problemas de saúde e este livro me ajudou muito a superar cada desafio que surgia. Quando tive a última crise e a mais difícil senti que deveria aprimorar este livro. Acrescentar mais informações sobre o que estava acontecendo comigo. E assim mostrar o que podemos fazer para superar o que aparece em nossa vida. Acredito que o querer é muito importante para quem quer melhorar. Esta obra foi feita para adolescentes e adultos que precisem de algo para motivar a superar seus caminhos de desafios.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu escrevi três livros que considero como meus filhos. Eles são de temas variados: romance, aventura e auto-ajuda. Todos possuem algo a mais que tento passar para o leitor. Para que reflitam sobre suas vidas para motivar para melhor. São eles: Caminhos de pedra, terra e areia; Antologia Silencio das palavras e este último Vindas Vida Idas.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acho que a visão de pouco valorizada a leitura está mudando. Há projetos de incentivo para ler de maneira gratuita e quem sabe isso motive a comprar mais livros nas livrarias. Outro ponto importante e o crescimento das pequenas editoras, o que mostra que tudo é possível.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através de uma amiga que conhece o dono. Gostei muito do profissionalismo e do carinho para com os escritores.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Uma amiga especial fez esse comentário:
" A leitura do seu livro VINDAS VIDA IDAS encanta pela delicadeza e harmonia que você invoca pontos essenciais da vida.
Não é fácil atingir essa maturidade e assim crescer e você a alcançou na sua plenitude. Enfrenta desafios e nos ensina a desafiá-los. 
O dia a dia intenso e agitado, que através do seu livro podemos refletir e até enxergar pontos imperceptíveis.
Você destaca a importância de sonhar, pois o sonho engrandece, impulsiona, nem sempre no caminho que imaginamos, vai além da nossa percepção.
A cada leitura fui aprendendo e conhecendo a importância de nos valorizarmos e continuarmos a caminhada em busca do conhecimento e da felicidade."

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário