18 fevereiro, 2019

Entrevista com Black Cat - Autora de: O REI SALAMÊ MINGUÊ

Nome literário de Paula Vieira Bueno de Oliveira.
Nasceu em São Paulo e cresceu rodeada de livros. Como todo gato que se preza, adora passear, subir em árvores e encontrar seus amigos. Mas, o que ela gosta mesmo é de ficar quietinha no seu canto, ronronando e observando a noite pela janela. É nessa hora que surgem personagens, histórias e poemas que vão adentrando seus livros para chegar até você, querido leitor! Miau!

Quem disse que com poema não se brinca? Se brinca sim, e muito!
Este livro está recheado de poeminhas para brincar... Será que você consegue falar sem errar? Chame seus amigos e venham todos se divertir com o rei Salamê Minguê e a rainha de Sabá.








Olá Paula. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Então, O Rei Salamê Minguê – poeminhas de travar é um livro muito gostoso e divertido de ler. Nele você vai encontrar diversos trava-línguas, parlendas e versinhos. Nossa cultura é muito rica, temos um lindo arcabouço de lendas, histórias e poeminhas que fazem parte da tradição oral do nosso país e que fazem parte da nossa memória afetiva. Quem não se lembra do “serra, serra, serrador, serra o papo do vovô” ou "sou pequenino do tamanho de um botão...” foi a partir dessa bagagem cultural tão rica que veio a inspiração e a vontade de escrever esse livro. 
Eu acredito muito firmemente que esse livro se destina a todas as crianças, inclusive aos adultos que ainda possuem uma criança dentro de si. Mas indico especialmente para aquelas crianças em idade de aprender a ler e escrever, pois os trava-línguas e as parlendas têm um caráter lúdico de grande auxílio no processo de alfabetização: as rimas, a repetição das sílabas e letras fazem desse livro um instrumento rico e inspirador para pais e professores.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Na verdade esse é o meu segundo livro. Em 2011 eu lancei O Bode e Outros Contos, direcionado ao público jovem e adulto. Foi uma experiência incrível. O Rei Salamê Minguê é o meu primeiro livro infantil, e é muito bom e enriquecedor escrever para esse público. As crianças são um ótimo público leitor e espero em breve escrever novamente para elas.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Como eu disse acima, as crianças são um ótimo público leitor. Já tive a oportunidade, por diversas vezes, de observar grupos escolares em bibliotecas, eventos literários e saraus, e é nítido o encantamento com as histórias, seus personagens e mundos paralelos. Nas redes sociais vemos grupos e mais grupos de leitores, que se reúnem por causa de um determinado autor, ou livro, ou até mesmo um personagem. É claro que ainda há muito a se fazer na área da literatura aqui no Brasil, mas cabe a nós refletirmos e analisarmos os diversos fatores envolvidos nesse processo. Por exemplo, o apelo comercial: vamos pensar numa criança que todos os dias pela manhã assiste ao seu desenho animado preferido na tevê e, consequentemente fica exposta a todo tipo de propaganda. Qual o tipo de apelo comercial? Para quais produtos? Alguma propaganda de livro? Quanto espaço é dado para difusão da literatura ? Eu arrisco dizer que menos de 1%... isso sem falar de redes sociais, etc.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A Scortecci é uma editora que sempre me passou segurança, pelo tempo que ela está consolidada no mercado, pela qualidade e pelo respeito com os escritores. Levei tudo isso em conta antes de enviar meu original. E fiquei extremamente satisfeita com o resultado, foram muito competentes e pontuais em todo o processo de feitura do meu livro que, diga-se de passagem, ficou lindo!

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O Rei Salamê Minguê é um sopro de alegria. É um livro divertido que vai inspirar crianças e adultos. Para os meus queridos leitores eu deixo um grande abraço, agradeço por todo o carinho que tenho recebido, isso é muito gratificante! E quem quiser pode me seguir pelas redes sociais pra ficar por dentro das novidades!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário