domingo, 21 de julho de 2019

Entrevista com Luiza Elena Valle - Autora de: O TESOURO DO SONO

Nome literário de Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle.
Doutora e Mestre em Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia e Clinica, Especialista em Psicologia do Sono, Escritora, Organizadora e autora de livros científicos e artigos de revistas.






Venha se divertir com as Aventuras da Turma do Futuro Verde para descobrir o Tesouro do Sono.






Olá Luiza. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
É um livro infantil, mas acredito que interessa muito aos pais, porque o assunto é sério: “O Tesouro do Sono”. O sono é essencial na vida das pessoas e depende de hábitos que precisam de cuidados desde cedo, mas que caminham na contramão da corrida nas atividades diárias. Não sem motivo, especialistas, como eu, se preocupam porque a qualidade de vida, saúde, aprendizagem, memória, bom humor, relacionamentos e tudo mais que realizamos despertos, está diretamente ligado ao sono. Crianças não gostam de dormir, mas com esse livro elas poderão entender sua importância e não entrar nas estatísticas de pessoas dependentes de medicação para dormir.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Adoro a ideia de que seja o primeiro de muitos livros infantis! Já plantei árvores e tenho três filhos e muitos netos! Fiquei tão animada com o livro que, pela primeira vez, o texto aparece em três línguas! É que acredito muito na curiosidade natural infantil! Aprendizagem é indispensável na infância, mas não é preciso sufocar as crianças com muitos cursos para conseguirem o que eles fazem naturalmente, quando interessados. Aprendem até o que não devem! Pense no quanto descobrir cedo que existem outras línguas pode mudar nosso relacionamento com o mundo! O desenvolvimento intelectual da criança depende dos estímulos que ela recebe, especialmente, quando está motivada, nessa fase em que a imaginação cria novas conexões neurais no cérebro, rapidamente. A capacidade do cérebro supera limites conforme é ativado por informações adequadas e isso muda a vida toda!

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Bem, esse é o desafio! Na verdade, o Brasil é um país onde a Educação se classifica entre as piores no mundo, especialmente em relação à leitura, escrita e interpretação de textos, de acordo com estatísticas oficiais (INEP): 54,73% dos alunos acima dos 8 anos apresentam nível baixo de leitura; uma em cada cinco crianças de oito anos não consegue ler uma frase inteira. Esse meu primeiro livro infantil faz parte de um projeto de Alfabetização denominado “Revolução das Letras”, que pretende a inovação necessária na educação de crianças que se encantam com a tecnologia atual, embora algumas detestem ler e estudar, porque essas atividades escolares não acompanharam os avanços de hoje. Os personagens da “Turma do Futuro Verde” têm a missão de mudar esses valores e despertar a criança fantástica que se depara com recursos disponíveis nos novos tempos, promovendo, ainda, o acolhimento de diferenças, tornando nossa sociedade mais forte e solidária.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Sou fascinada pela literatura e aproveito algumas possibilidades que a Scortecci oferece a escritores! Sou autora e organizadora de diversos livros e artigos científicos e faço parte da família de escritores Scortecci há muito tempo... A Editora merece toda admiração pela forma como trata essa riqueza, que é a literatura!

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Ler o “Tesouro do Sono” é participar de um grande plano de muito amor pelas crianças brasileiras. Meus netos adoraram! Desejo que as crianças gostem e, além de descobrir que podem fazer parte de aventuras, contribuindo com nosso desenvolvimento social, aprendam a valorizar o carinho dos pais e a respeitar suas orientações. Uma dica: aquele costume de contar histórias antes de dormir pode se tornar um momento inesquecível! Pretendemos que esse seja o primeiro de muitos livros infantis e vamos gostar muito de receber comentários e sugestões de temas. Saudações Literárias!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário