13 dezembro, 2019

Entrevista com Milton César Rodrigues Medeiros - Autor de: ESTRESSE, O DESTRUIDOR DE VIDAS

Dr. Milton C. R. Medeiros é Neurologista, sendo membro titular da Academia Brasileira de Neurologia há mais de 17 anos. É autor de outros 4 livros (Visão Geral De Um Médico; A Chave para o Conhecimento Emocional; Dissecando a Morte; Meditação e o Cérebro). Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Neurologia Clínica na UEL. Cursos de aperfeiçoamento em áreas neurológicas na Itália, Áustria e México. Autor de diversos trabalhos científicos neurológicos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Tem 50 anos, é casado e tem um filho. Trabalha e reside em Arapongas, norte do Paraná.


O livro tem por objetivo detalhar o assunto estresse. Mostra a importância do estresse para a evolução da espécie humana e esclarece em que ponto esta resposta orgânica passa a ser maléfica ao organismo. Explica em termos simplificados como o estresse correlaciona-se com o aparecimento de diversas doenças que vão desde um resfriado comum até uma patologia tão grave como o câncer, passando pelas doenças autoimunes, inflamatórias, cardiocirculatórias, etc. Por fim, baseado em estudos científicos, sugere medidas importantes e acessíveis para o combate ao estresse, possibilitando melhora da qualidade de vida e aumento da expectativa de vida. O livro é totalmente embasado em estudos científicos de alto impacto e nas observações pessoais do autor, com sua experiência de 25 anos de prática ativa na medicina.

Olá Dr. Milton. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro é a respeito do estresse em sua forma mais ampla. A ideia surgiu em decorrência de meus 25 a nos de prática médica, observando a importância do estresse crônico na exacerbação e mesmo na causa de doenças diversas. O livro é destinado ao público geral. A linguagem é simples, funcionando para um maior conhecimento sobre o tema e, a partir dai, possibilitando as mudanças de hábitos de vida para o combate deste mal. Trata-se de um livro útil e culturalmente interessante, já que discute a importância do estresse na evolução humana e como ele se tornou presente e maléfico no mundo moderno.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu sou médico, especializado em Neurologia. Sou membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. "Estresse, o destruidor de vidas" é meu quinto livro, sendo 4 editados pela editora Scortecci. Minha vontade de escrever surgiu como um complemento da minha atividade profissional. Tento passar boas mensagens aos meus pacientes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas, através dos livros, tenho conseguido passar minhas mensagens para um número muito maior de pessoas. O meu objetivo principal é melhorar a qualidade de vida das pessoas através dos meus conhecimentos científicos, seja na minha clínica, seja através dos meus livros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Certamente o brasileiro lê pouco. Algo desfavorável culturalmente. Para os escritores que dependem financeiramente da venda de seus livros, acredito que deva ser extremamente difícil. Exceção para poucos. Tenho a esperança que os brasileiros mudem seus hábitos e passem a nutrir seus intelectos com cultura de qualidade, cultura que exija mais conhecimentos em decorrência de maior complexidade. Tenho a esperança de que a educação no Brasil um dia seja realmente valorizada.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através de pesquisas na internet. Cheguei a conclusão de que era uma editora de qualidade. Após 4 livros publicados na Scortecci, posso dizer que minha primeira impressão foi correta. Realmente é uma editora de muita qualidade.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Certamente o livro merece ser lido. Ele tem por objetivo levar o conhecimento de um problema cotidiano que destrói a saúde orgânica e mental das pessoas e elas nem percebem. Conhecer sobre o estresse e saber combatê-lo é de extrema importância para a melhora na qualidade de vida.

Obrigado pela sua participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário