terça-feira, 3 de março de 2020

Entrevista com João Lúcio - Autor de: ACONTECEU

João Lucimar Borges (João Lúcio) nasceu em Barro Alto, Goiás, em 14 de janeiro de 1972. É formado em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA, pós-graduado em Língua Portuguesa pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá – Rio de Janeiro e, também, Licenciado em Pedagogia pela UNINTER - Centro Universitário Internacional. Casado com Fernanda do Nascimento, tem três filhas: Maria Fernanda, Maria Sofia e Rávylla. É jornalista, professor das redes estadual e municipal de ensino. Está na vida pública, praticando a arte de servir às pessoas, há quase duas décadas, por cinco mandatos consecutivos de vereador, em uma das cidades mais importantes da Região do Araguaia – Redenção. Visto como um ser humano de muita sensibilidade, também é bastante observador. Por meio desta significativa obra, entra para o rol dos escritores sul paraenses.


Uma obra singela com 45 histórias do cotidiano, narradas em formas de crônicas e memórias. Com muita sensibilidade e sutileza o autor leva a refletir sobre os valores da vida.
Obra impactante e, ao mesmo tempo, leve e prazerosa de se ler. Os leitores que ousarem a iniciar a leitura de cada uma das narrativas, com certeza ficarão ansiosos para chegar ao final. A forma simples, entretanto, envolvente, com a qual o autor escreve, prende a nossa atenção e nos induz a reflexões sobre fatos que, talvez, se acontecessem conosco, nem mesmo perceberíamos. Uma das vantagens de ler esta obra é que as narrativas são interessantes, porém objetivas, com parágrafos curtos e vocabulário simples. O leitor que começar a ler esta obra não reclamará de cansaço, pelo contrário, após ter lido o primeiro capítulo, certamente, desejará chegar ao final da leitura de todo o livro.

Olá João. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro é composto de 43 histórias em uma mistura de crônicas e memórias, todas retratam fatos reais com o intuito de nos levar a refletir sobre algum tema de relevada importância.
A ideia surgiu quando comecei a escrever fatos do cotidiano e publicar nas redes sociais. As pessoas liam e nos comentários me incentivavam a escrever um livro. Daí comecei a pensar na ideia até acontecer o ACONTECEU 
srrsrsrs.
É um livro para qualquer idade, qualquer credo, qualquer classe social. É de linguagem simples de fácil compreensão mais que não deixa de ser interessante.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Bom, publicar um livro não é uma tarefa fácil. Eu diria que é um projeto ousado. Eu particularmente me sinto realizado com a publicação do ACONTECEU. Ele correspondeu plenamente as minhas expectativas. Foi um sonho realizado. Foi extraordinário. Estou pensando em escrever pelo menos mais um livro, mas enquanto não acontece, eu continuo produzindo minhas histórias reflexivas do dia a dia e postando e compartilhando nas redes sociais. Acho muito bacana.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É desafiador. Entretanto eu diria que compensa. Ainda há bastantes pessoas que apreciam uma boa leitura. Então eu diria que vale a pena. Agora para a pessoa escrever profissionalmente com o objetivo de ganhar a vida com as vendas de seus livros aí tem que ser muito bom e contar com muita sorte. Mas tudo é possível né.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Comentei com alguns amigos que já haviam publicado livros do meu desejo de escrever e um deles falou da Editora Scortecci. Fez uma boa propaganda e eu pesquisei na internet e fiz contato. Deu tudo certo graças a Deus, a Paola que o diga srrsrsrs.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Precisamos acreditar no nosso trabalho. Eu escrevi o livro com muito carinho e dedicação. Acho que vale a pena ler. Até porque são histórias curtas. Eu sempre digo para as pessoas que adquirem meu livro - se você ler um capítulo, já valeu a pena os dois anos que dediquei para produzi-lo. Cada relato do meu livro aborda um tema que considero importante refletirmos. Você sabe o que ACONTECEU? Não? Então adquira e leia o livro ACONTECEU que saberás! Feliz 2020!

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário