terça-feira, 7 de abril de 2020

Entrevista com Janete Marques - Autora de: UM LIVRO PRA NINI... UM LIVRO PRA NANA...

Nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em Muritiba, uma cidade do interior da Bahia. Graduada em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atua como professora da Educação Básica. A escola para ela é local de inspiração e fazer nascer e/ou crescer a paixão pela leitura em seus alunos é uma missão. Também é contadora de histórias, arte que a conecta com seus ancestrais. Já se apresentou em escolas, praças e eventos culturais. É mãe de duas meninas. Ao ver como suas filhas se relacionavam com o mundo da leitura, imaginou que elas poderiam ser personagens do seu primeiro livro: Um livro pra Nini... Um livro pra Nana...

O que pode haver em comum entre uma bebê e uma adolescente? O gosto O que pode haver em comum entre uma bebê e uma adolescente? O gosto pela leitura. Neste livro você vai conhecer as personagens Nini e Nana e como elas convivem com os livros e vivenciam o mundo da leitura.
"Um livro pra Nini... Um livro pra Nana...", nasce das observações da escritora como mãe de duas meninas. Ver Nini (12 anos) e Nana (2 anos) se relacionando com os livros e vivenciando a leitura de forma tão singular, diferente, íntima, a fez pensar que elas poderiam ser personagens de um livro infantil.

Olá Janete. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Um livro para Nini... Um livro para Nana... nasce das minhas observações como mãe do universo literário infantil. Ver Nini (12 anos) e Nana (2 anos) se relacionando com os livros, vivenciando a leitura de forma tão singular, diferente, íntima, me fez pensar que elas poderiam ser personagens de um livro.
Costumo dizer que livros infantis são para todos, pois literatura é arte. E arte não tem idade. Mas meu público alvo são crianças que já conseguem segurar livros com as mãos ou com os pés.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Nasci em São Paulo, mas atualmente mora em Muritiba, uma cidade do recôncavo baiano. Sou graduada em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e atuo como professora da Educação Básica. A escola para mim é local de inspiração. Leio para meus alunos quase todos os dias. De tanto ler, me apaixonei pela literatura infantil. Hoje fazer nascer e/ou crescer essa paixão pela leitura em meus alunos é uma missão.
Também sou contadora de histórias, arte que me conecta aos meus ancestrais e que me encanta. Narro histórias de minha autoria. Costumo dizer nas apresentações que essas narrativas estão apenas na minha cabeça e esperam a hora certa para pularem nos livros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Sou otimista, pois vivo esse processo de transformação através da arte literária. Na minha infância tínhamos pouquíssimos livros. Meus pais não tinham condições para comprá-los . A leitura em casa não era hábito. Estudei numa escola que tinha uma biblioteca e lá se tornou o meu lugar preferido. Assim, começou minha amizade com os livros.
Como educadora vejo crianças lendo todos os dias. Como contadora de histórias vejo sempre olhos e ouvidos atentos. Como escritora luto para que livros e crianças se encontrem. Sei que assim como eu existem outras pessoas que também lutam pela democratização do acesso aos livros e o empoderamento através da leitura no país. Estamos em movimento e não vamos parar.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Finalizado o processo de criação do texto do meu primeiro livro, comecei a procurar editoras para publicá-lo. E o universo me deu a oportunidade de conhecer a experiente escritora baiana Odelita Figueiredo e foi através dela que fui apresentada à Editora Scortecci.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Um livro para Nini... Um livro para Nana... é um livro que traduz o universo da literatura infantil. Mostra que para as crianças o livro pode ser conhecimento, informação, mas também, brincadeira, diversão... Um livro que traz como personagens duas crianças de idades diferentes e que apresenta de forma sensível a relação dessas com os livros. Quem vê Nana e sua leitura brincante e Nini com sua leitura mais centrada, logo vê suas crianças ou sua própria infância retratadas nas personagens. Um livro para Nini... um livro para Nana...é um livro infantil que faz a gente pensar sobre a nossa relação com os livros.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário