Páginas

28 junho, 2020

Entrevista com Oséias Francisco da Silva - Autor de: UMA NOVA POLÍCIA EM ASCENSÃO NO BRASIL

É Supervisor da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo/SP, estudioso do tema, possui mestrado em gestão de políticas públicas, e presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil. Já publicou quatro livros e esse é o quinto, sendo o terceiro no campo da segurança pública.




Experiências das guardas civis municipais do Grande ABCMR
Uma Nova Polícia em ascensão no Brasil é uma obra que resultou de pesquisas acadêmicas e de uma ativa militância do autor no campo da segurança pública, seja como pesquisador, como operador do sistema e como presidente de Entidade Representativa das guardas municipais. Aborda o impacto da lei federal 13.022 de 08 de Agosto de 2014 nas guardas municipais no grande ABCDMR Paulista, e a partir da constatação verificou também o impacto desses importantes órgãos da segurança pública na redução doa indicadores criminais, principalmente o de homicídio. A pesquisa vai verificar se as as Guardas Civis Municipais podem protagonizar um novo modelo de Segurança para Brasil, a partir de uma nova concepção de polícia ou será uma nova Polícia apenas no sentido de somar quantitativamente com as demais existentes. Também a partir do desvelamento dessas características relevantes, verificar quais os desafios no horizonte para as Guardas Civis Municipais se estabeleça como órgãos efetivos da segurança pública com reconhecimento e prerrogativas assegurados. Boa leitura!

Olá Oséias. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro trata da ascensão das guardas municipais no País se estabelecendo no cenário da Segurança Pública como uma nova Polícia. Destaca a importância dessas corporações no combate e prevenção do crime e das violências. Também vai apresentar uma pesquisa pioneira sobre o impacto da lei federal 13.022/14 nas atividades das guardas municipais. E a partir das constatações que desvelaram os desafios pela frente para a plena afirmação como órgãos efetivos da segurança pública, apresentamos propostas de alterações no âmbito do legislativo. A obra surgiu de uma necessidade real de compreender e divulgar o volume de trabalho das guardas municipais e seu impacto no combate e prevenção do crime e das violências. É resultado de experiências vivenciais do cotidiano de pesquisas acadêmicas e de uma trabalho de representação política da classe. O livro é endereço aos profissionais operadores da segurança pública, pesquisadores, gestores e setores da sociedade que tem interesse na matéria.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Tenho 16 anos de efetivo exercício de Guarda Civil Municipal da cidade de São Bernardo do Campo/SP, na graduação de Supervisor. Sou formado em filosofia, Formado em Psicanálise, pós graduação nível especialista em gestão de Segurança Pública, e Mestrado em Políticas Públicas. Também estou como Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil - CONGM entidade política representativa da categoria, atuando com foco no Congresso Nacional.
É o quinto livro publicado, sendo o terceiro livro que trata da temática segurança pública e guardas municipais. Também já plantei árvores e tenho dois maravilhosos filhos, Lukacs e Erich.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Um desafio constante que na maioria das vezes é desanimador. É um caminho árduo para trilhar, mas como acontece ao garimpeiro que encontra pedras preciosas depois de muito trabalho, é o escritor quando encontra um leitor.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Numa busca pela internet encontrei a editora SCORTECCI. E com o trabalho profissional e atenção dedicada ao processo de publicação, com a confiança conquistada, já estou na quinta publicação.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O livro, modesta a parte, merece ser lido e refletido tanto pelo seu caráter pioneiro quanto pela importante contribuição à produção do conhecimento sobre as Guardas Municipais. O tema da segurança pública é recorrente e pauta quase que natural no cotidiano das pessoas. É o setor do Estado que é responsável pela garantia do exercício de muitos dos direitos necessários à cidadania. Num cenário com números vergonhosos em diversos indicadores criminais, principalmente de homicídio, que nosso País carrega, pensar e construir um modelo de Segurança pública e de Polícia adequados ao Estado democrático de direito, ao momento histórico atual e as expectativas da sociedade, por si só merece atenção de todos nós.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário