segunda-feira, 27 de julho de 2020

Entrevista com Cristina Garcia - Autora de: NEUROCIÊNCIA E MÚSICA

Nascida em São Bernardo do Campo, aos 11 anos de idade começa a estudar violão clássico com a professora Helena e escreve seus primeiros poemas. Depois de algum tempo, começou a ensinar violão para as coleguinhas da escola. Participou de várias bandas e festivais. Apresenta-se tocando violão e cantando em vários eventos. Estuda música, canto popular e lírico. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Integrada Teresa D’Ávila com DRT (atriz e diretora de teatro profissional),  Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Docência do Ensino Superior pela Faculdade XV de Agosto e Ciência e Tecnologia pela UFABC. Leciona há 35 anos na rede pública de ensino. Pesquisa sobre neurociência e música.

‘‘A música beneficia o ser humano, quando realizada com amor.’’  Cristina Garcia

Os benefícios de tocar violão na adolescência - Cristina Garcia
O presente trabalho tem como objetivo analisar os benefícios de tocar violão para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de adolescentes. Nos últimos cinco anos, pesquisas sobre as vantagens de tocar um instrumento musical têm crescido muito e vêm apresentando resultados significativos para várias áreas do conhecimento.

Olá Cristina. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro fala sobre os benefícios da música. Em 1994, lecionava em escola pública e trabalhei os exercícios de um livro, cujo nome era “Desenhando com o lado direito do cérebro” da autora Betty Edwards, desde então, percebi que algumas atividades trazem muitos benefícios a saúde física e mental. Em 2.015 participei de um aperfeiçoamento na UFABC e tinha a matéria de Neurociência, como uma das disciplinas. O livro surgiu após minha Pós-graduação de Ciência e Tecnologia na UFABC. Sou professora de Arte há 35 anos e estudo música desde 11 anos de idade até os dias atuais. Essa obra se destina aos amantes da música.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
São 35 anos trabalhando com arte e suas linguagens, pretendo compartilhar essas experiências em futuros lançamentos. Participei com um grupo de poetas em uma cooperativa de escritores, onde foram editados vários poemas. Minha intenção é despertar nas pessoas os benefícios da arte, da música, da literatura e da ciência.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
O Brasil precisa investir mais na literatura, valorizar nossos escritores brasileiros e desenvolver eventos que estimulem a literatura no país.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Foi uma indicação de um amigo, baseada no trabalho sério que a editora realiza.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Meu livro merece ser lido, pois resume de forma simples os avanços da ciência e pesquisas na área da educação sobre os benefícios da música e de tocar um instrumento, no caso o violão para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de adolescentes. A arte eleva nosso conhecimento e nos conecta com a ciência.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário