domingo, 12 de julho de 2020

Entrevista com Flavio Farah - Autor de: PERSONALIDADE AUTORITÁRIA

É Engenheiro, Mestre em Administração de Empresas (concentração em Recursos Humanos) e Professor Universitário.
É Especialista em Personalidade Autoritária (mais de 30 anos de experiência). É Especialista em Ética Pessoal e Empresarial (mais de 20 anos de experiência), sendo autor de Ética na Gestão de Pessoas. É articulista e palestrante, oferecendo palestras gratuitas de interesse geral para fortalecer a consciência de cidadania das pessoas.
O interesse de Flavio Farah sobre o tema do livro surgiu no início da década de 1990. Na época, durante as greves, ele passou a ler nos jornais, repetidamente, declarações dos sindicalistas protestando contra o “autoritarismo” dos patrões. Tantas declarações leu Flavio nesse sentido que ele ficou curioso: o que seria esse tal de “autoritarismo”? Tão curioso ficou ele que decidiu investigar o sentido daquela palavra.
Naquela época, como a única fonte de conhecimento eram os livros, ele, depois de vários anos, conseguiu ter apenas uma ideia do que era “autoritarismo”. Em 1995, Flavio começou o curso de Mestrado. A partir de então, durante cinco anos, ele teve toda a biblioteca da FGV a seu dispor. Foi assim que ele adquiriu uma boa compreensão do significado da palavra “autoritarismo”. Quanto mais ele aprendia sobre o tema, porém, mais interessado ficava. Após terminar o Mestrado, Flavio continuou a pesquisa, agora com a ajuda da internet, o que facilitou muito seu trabalho. Ele continua a pesquisar o assunto até hoje.

É comum definir-se “autoritarismo” de um ponto de vista político, ou seja, como um regime político ditatorial. Existe, porém, para "autoritarismo", uma outra concepção, de natureza psicossocial: é o autoritarismo definido como personalidade autoritária. O conceito de personalidade autoritária é uma teoria unificadora poderosa que explica vários fenômenos psicossociais que ocorrem no Brasil.
Em tais condições, a obra apresenta, entre outros tópicos: um conceito de personalidade autoritária; a principal característica da personalidade autoritária – o preconceito; padrões de personalidade e de comportamento do indivíduo autoritário; exemplos de casos reais ilustrativos desses padrões; posturas políticas do indivíduo autoritário. A obra também procura demonstrar que grande parte dos brasileiros possuem personalidade autoritária.

Olá Flavio. É um prazer contar, novamente, com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O tema do livro é "Personalidade Autoritária".
O livro surgiu inicialmente como um artigo de poucas páginas tamanho A4. Com o passar do tempo e a evolução de minhas pesquisas sobre o tema, o artigo foi sendo ampliado até atingir um tamanho que permitiu transformá-lo em livro.
O público-alvo da obra são pessoas com curso superior. Um segmento específico desse público-alvo seriam os psicólogos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
A verdade é que eu não tenho planos no mundo das letras. Este é meu segundo livro. O mais provável é que eu continue a ampliá-lo e atualizá-lo.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
No Brasil, a vida de um escritor é difícil. Creio que pouquíssimos conseguem ganhar a vida só publicando livros.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A Scortecci é a editora que publicou a 2a. edição do meu primeiro livro.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O livro merece ser lido por aqueles que quiserem conhecer o povo brasileiro, por aqueles que quiserem saber como nós somos, por aqueles que quiserem conhecer o caráter nacional brasileiro.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário