segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Entrevista com Douglas Rossetto - Autor de: DERIVADAS

Professor de matemática, físico, pesquisador e escritor. Pós-graduado em Matemática Avançada e Licenciado em: Ciências, Matemática, Física e Pedagogia. Atua como professor há 30 anos. Autor de várias obras nas áreas das Ciências, em especial, matemática e física. Entusiasta da divulgação científica, o professor Douglas é Editor-chefe da Revista Científica “Queen of the Sciences Magazine”.





Manual de cálculo diferencial
Funções, limites e derivadas com aplicações
Este manual foi concebido com intuito de fornecer as técnicas do Cálculo aos estudantes de Engenharia e Tecnologia. O grande número de exemplos e exercícios presentes na obra tende a facilitar o processo de estudo dos alunos, bem como a abordagem dos professores. O livro foi fracionado em capítulos e seções com temas específicos e seguem uma sequência similar às desenvolvidas em um curso regular de graduação, contudo, a estrutura dos capítulos permite abordagens não lineares, de modo que é possível estabelecer um rol de assuntos para estudos de forma modular, cuja finalidade é propiciar o acesso direto à matéria, favorecendo assim a otimização do tempo de estudo. O principal destaque para esta obra é a resolução pormenorizada de mais de trezentos exercícios, além dos capítulos sobre aplicação do Cálculo Diferencial, com atenção especial ao capítulo sobre Otimização.

Olá Douglas. É um prazer contar, novamente, com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O “DERIVADAS” é um livro técnico que trata do Cálculo Diferencial, o qual complementa um trabalho anterior, o livro “INTEGRAIS”. Tem como foco o público universitário, em especial, graduandos e pós-graduandos nas áreas técnicas: engenharias, física, matemática e tecnologia. É um trabalho que desenvolvo há anos, cujo objetivo é atender aos alunos que enfrentam dificuldades com o Cálculo.
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Este é meu quarto trabalho publicado. Leciono há 30 anos e desenvolvo pesquisas na área de Matemática Aplicada. Sou editor-chefe da Revista Científica “Queen of the Sciences Magazine”. Atualmente estou trabalhando no desenvolvimento de duas séries de livros, uma coleção específica para vestibulares e outra sobre História das Ciências.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Há muito que a vida de escritor no Brasil é difícil, seja pelas oscilações do mercado editorial, pela cultura da leitura da população ou pelo momento atual pelo qual passamos. Sempre será um grande desafio escrever, mas é, mais do que nunca, preciso.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Por meio da fama de ótima editora que a Scortecci ostenta no mercado editorial.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Seguramente, sim. Porque é uma obra diferenciada que, além de abordar amplamente o Cálculo Diferencial, traz a resolução pormenorizada de todos os exercícios propostos. Outro predicado deste trabalho são os capítulos sobre aplicações do Cálculo Diferencial, com destaque ao capítulo sobre Otimização.
Aos meus leitores, desejo que apreciem a leitura tanto quanto apreciei escrever este livro.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário