25 abril, 2021

Entrevista com Rosicler Beltrame Caleffi - Autora de: BANCA DE AVALIAÇÃO VERSUS AFLIÇÃO

A leitura e a escrita sempre fizeram parte da vida da autora. Ainda pequena brincava de escola com as amigas e, dessa forma, se identificou com a arte de ensinar e aprender. Os caminhos tortuosos da vida a impediram de findar o estágio do curso de Letras pela UFPR. Mesmo assim, desde 1995 atua no ramo da educação, assessorando alunos e acadêmicos com dificuldades de interpretação e expressão. Nesse período de atuação auxiliou no desenvolvimento de inúmeros projetos, sendo que um, de sua autoria, sobre Reflorestamento e Patente no INPI. Formou-se na Universidade do Norte do Paraná, no curso de Administração, tornou-se Especialista em Liderança e Coaching, e agora é uma "Carnegiana", do Dale Carnegie Course.

Questionar sobre os critérios utilizados pelos membros que compõem as Bancas de Avaliação do Ensino Superior no Brasil para a aprovação ou reprovação dos acadêmicos é uma tarefa árdua e delicada, contudo de grande valia. Nesta obra são apresentados alguns casos de alunos que não foram aprovados nas bancas sem saber as reais causas da reprovação, o que revela uma possível falta de critérios transparentes de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil.
Oportunamente apresenta-se uma proposta de imparcialidade e transparência para as avaliações das Pré-Bancas, Bancas de Projetos, Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, através do desenvolvimento de formulários para cada um dos elementos exigidos pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - para a elaboração de trabalhos científicos.
A obra representa uma chamada à reflexão, direcionada aos docentes do ensino superior para que façam uso do bom senso e da ética profissional quando estiverem na posição sublime de julgadores de trabalhos científicos e do futuro dos pesquisadores. Por outro lado, poderá auxiliar a classe acadêmica a compreender os critérios de avaliação adotados pelos componentes das bancas, facilitando tanto o desenvolvimento do trabalho quanto a defesa.

Olá Rosicler. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro?
Do processo de avaliação das Monografias, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Artigos nas bancas de avaliação do Ensino Superior no Brasil. O livro apresenta uma proposta de melhoria do processo realizado atualmente, ademais, conscientiza os acadêmicos sobre como esse processo é realizado atualmente em nosso país, advertindo para algumas situações inusitadas, favorecendo, dessa forma, para uma melhor performance do acadêmico no momento da defesa (apresentação) da sua pesquisa.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Sempre trabalhei com orientação aos acadêmicos, no entanto, fora do âmbito escolar. Prestei consultoria independente por muito tempo e assisti um grande número de bancas, o que motivou-me a escrever esse livro, revelando minhas percepções quanto ao processo, esclarecendo como ele ocorre atualmente, sugerindo melhorias que possam contribuir significativamente com o momento das avaliações nas bancas, no futuro.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou empresária, consultora, orientadora e palestrante. Formada em Administração, Especialista em Liderança e Coaching e "Carnegiana", graduada no Curso Americano Dale Carnegie. Foram muitos anos de preparo para esse momento, entretanto, esse foi o primeiro livro que escrevi e a segunda edição já está pronta. Outro livro sobre "Mulheres Empreendedoras apesar de..." se encontra na reta final e um terceiro livro sobre o coronavírus na Itália encontra-se em processo de correção. Confesso que sou amante da leitura e da escrita, esqueço do tempo e até de me alimentar enquanto estou imersa no contexto dos livros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Eu creio que o Brasil vem evoluindo e a valorização esteja avançando. Não podemos imaginar que essas conquistas retrocedam, pois na era digital nos obrigamos a ler mais e o hábito tem a força de nos moldar.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Fiquei sabendo da Scortecci por meio de uma investigação entre as editoras. Foi a melhor opção que encontrei, além do preço o suporte foi de excelência.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Esse é um livro voltado ao mundo acadêmico e é importante que os estudantes estejam cientes do que vão enfrentar quando estiverem frente a frente em uma banca de avaliação do Ensino Superior. O livro apresenta uma proposta para que as Universidades públicas e particulares aperfeiçoem o método que estão aplicando. Há em seu conteúdo uma importante sugestão para este aprimoramento, o que deixará o processo avaliativo mais transparente e confiável. É importante que o acadêmico se prepare para esse momento, por isso, a realidade do que acontece em grande parte das avaliações nas bancas de defesa é revelada a partir da experiência prática da escritora e sua equipe.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário