segunda-feira, 10 de abril de 2017

Entrevista com Luciene Figueiredo - Autora de: ARQUITETURA DA PAZ

Nasceu em São Paulo, capital onde cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie. É pós graduada pela UNESP/UMAPAZ e teve como Trabalho de Conclusão de Curso a pesquisa Arquitetura da paz, percepções provocadas pelo espaço, donde originou o presente livro.
Além de arquiteta, paisagista, é mãe, professora, fotógrafa e pesquisadora/garimpeira (como se define) e agora escritora. 
Teve oportunidade de viajar para mais de 30 países, onde estuda e garimpa materiais sustentáveis, para contribuir com inovação e atenção, que despende, aos que solicitam sugestões.

Unindo dois conceitos: arquitetura e paz, pesquisei o espaço que proporciona a percepção ou a sensação de paz no usuário, além de elementos construtivos sustentáveis que podem ser utilizados para este estado de serenidade.
É preciso aprender a contemplar para ter paz. Paz é se harmonizar com o movimento da natureza e deixar a vida fluir.
Incluir um novo conceito arquitetura da paz é uma busca que se tornou importante numa era tão rápida e agitada. Além de todos os processos de inovação para se chegar a tão em voga arquitetura sustentável, é preciso incluir noções básicas para projetar o edifício limpo, harmônico e que traga percepções agradáveis para qualquer usuário.

Olá Luciene. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Uni dois conceitos: arquitetura e paz, pesquisei o espaço que proporciona a percepção ou a sensação de paz no usuário, além de elementos construtivos sustentáveis que podem ser utilizados para este estado de serenidade.
Iniciei esta pesquisa em 2005, primeiramente dando palestras sobre minha visão do que era arquitetura da paz. A cada palestra meu repertório aumentava, conforme meus estudos e as intervenções do público ouvinte.
O livro é derivado de meu Trabalho de Conclusão de Curso na pós graduação e se destina à qualquer pessoa que goste do tema estudado. Para estudantes e Arquitetos adiciona conceitos novos e reflexões.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Publiquei um conto na Antologia de 2016. Tenho outro livro de contos já escrito. Gosto de ler e de escrever. Pretendo escrever outros livros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acho difícil viver como escritor. A porcentagem do valor de capa é muito pequena para o escritor.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através de amigos que já publicaram.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Merece ser lido porque todo mundo quer um espaço agradável para morar e eu dou dicas de como edificar, ou observar um espaço de paz. É um convite à reflexão. Fala dos pilares da Arquitetura da Paz e enumera temas importantes a serem considerados na hora de projetar.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário