terça-feira, 7 de abril de 2020

Entrevista com Andrea Gaui e Vanessa Fonseca Babini - Autoras de: BATENDO PAPO

Andrea Gaui
Filha de mãe chilena e pai brasileiro, com anos de vivência no Chile, Andrea leciona espanhol há mais de 15 anos. Em 2009, durante sua estadia em Beijing, China, deu início ao ensino de português como língua estrangeira. Nesse período (2009-2011), devido ao escasso material didático, começou a produzir materiais complementares para suas aulas. É formada em Administração de empresas pela Universidade Paulista – UNIP e pós- graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Adepta do ensino lúdico para todas as idades e uma eterna apaixonada por idiomas e diferentes culturas.

Vanessa Fonseca Babini
Vanessa é graduada em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e também é graduada em Letras – habilitação Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo. Atualmente, faz Mestrado em Linguística pelo Mackenzie e trabalha como professora de Português Língua Estrangeira no Instituto Aracatu, onde também é Coordenadora Pedagógica. Sua verdadeira paixão é transmitir conhecimento e trocar experiências culturais com seus alunos.

Com a intenção de tonar a aula mais dinâmica, este livro foi pensado para facilitar o professor de PLE (Português Língua Estrangeira) no planejamento da aula, ao fazer com que o aluno aprenda alguns aspectos gramaticais e desenvolva a capacidade de conversação, de uma maneira fácil e interativa. Passando pelos três níveis (básico, intermediário e avançado), o livro possui 45 atividades que abordam tópicos gramaticais e/ou utilizam alguns aspectos do contexto da realidade brasileira. É certo que com essas atividades, além de o aluno se desenvolver, aprenderá algumas das curiosidades sobre a cultura e costumes brasileiros.


Olá Andréa e Vanessa. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.


Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Se trata de um livro de exercícios, um material didático complementar para o ensino de português para estrangeiros.
Atuando como professoras de PLE, notamos a carência de materiais que estimulassem a conversa em sala de aula fazendo com que o aluno desenvolvesse a habilidade da fala. Diante disso, elaboramos esse material que pode ser usado para alunos estrangeiros, jovens e adultos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Para nós duas o projeto foi a realização de um sonho que pretendemos ampliar no futuro.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acreditamos que não podemos nos basear em dados negativos para realizarmos nossos planos. Sabemos que nosso material é de um mercado específico, porém acreditamos no potencial dele e esperamos que ele se torne essencial no ensino de PLE.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Soubemos por meio de familiares (mãe da Vanessa) que já havia publicado um livro através da editora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Nosso livro é único no mercado de PLE, por essa razão consideramos que alunos e professores devem utilizá-lo em suas aulas para que haja uma evolução constante e concreta no aprendizado desse nosso idioma tão rico e complexo.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário